Ad Code

Documentário de Lucas Paraízo discorre sobre o ofício de roteirista

Divulgação Curta!

O consagrado roteirista Lucas Paraízo (“Sob Pressão”, 2017-2022; “Divino Amor”, 2019; “Gabriel e a Montanha”, 2017) muda de posição e ocupa a cadeira de diretor, em um documentário que fala sobre seu ofício principal: ''O Roteirista''. O filme, que chega ao Curta! e ao Curta!On – Clube de Documentários, também se tornou um livro homônimo. Ambos são indispensáveis a quem deseja compreender os mecanismos criativos inerentes a essa profissão.

Para ajudar a refletir sobre o tema, Paraízo — que também atua como roteirista no documentário — convidou outros 32 roteiristas de peso, entre eles, nomes  como Jorge Furtado (“O Homem Que Copiava”, 2002), Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus”, 2002), Carolina Kotscho (“Dois Filhos de Francisco”, 2005), Fernando Bonassi (“Carandiru: O Filme”, 2003), Marcos Bernstein (“Central do Brasil”, 1998), Doc Comparato (“O Beijo no Asfalto”, 2017), Euclydes Marinho (“O Primo Basílio”, 2007), Elena Soárez (“Casa de Areia”, 2005), George Moura (“Linha de Passe”, 2008), Hilton Lacerda (“Febre do Rato”, 2011), Jorge Durán (“Proibido Proibir”, 2007), Paulo Halm (“Pequeno Dicionário Amoroso”, 1997) e Marçal Aquino (“O Invasor”, 2002).

Embora siga uma linha mais tradicional de produções documentais, com perguntas aos entrevistados, o filme apresenta um estilo irreverente e ao mesmo tempo bastante didático, conciliando experiências e pontos de vista diversos — entre concordâncias e divergências — sobre o ofício de criar roteiros e, consequentemente, histórias. “Você pensa uma história, sim, mas uma história que você tem que contar com tijolos de imagens e de sons”, explica David França Mendes (“Corações Sujos”, 2011).

Entre os assuntos discutidos estão os momentos em que a criatividade desaparece; as reviravoltas vividas pelos personagens; a ligação afetiva com um ou mais personagens criados; a sensação de ver um roteiro ganhando vida na tela; além de questões sobre o mercado de trabalho e as reivindicações do setor. A exibição é na Quarta do Cinema, 20 de julho, às 23h.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 20/07

23h – “O Roteirista” (Documentário)

O documentário reúne 32 renomados roteiristas do cinema nacional contemporâneo em conversas sobre seus processos criativos. Em pauta, temas como o conceito de roteiro, suas interpretações e divergências, passando pela experiência com os realizadores, a reação diante da obra filmada, o público, a crítica, até a polêmica disputa sobre a autoria do filme. Direção: Lucas Paraízo. Duração: 49 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de julho, quinta-feira, às 03h e às 17h; 22 de julho, sexta-feira, 11h; 23 de julho, sábado, às 23h; 24 de julho, domingo, às 15h45.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code