Documentário ''Quilimérios'' narra história do povo que vive isolado há séculos no Vale do Jequitinhonha

Divulgação

Protegidos pelos paredões de pedra que marcam a paisagem do Vale do Jequintinhonha, os Quilimérios vivem há séculos em isolamento social, tornando sua história e sua cultura um caso sue generis da antropologia brasileira. A história deste povo fascinante é o tema do documentário ''Quilimérios'', curta-metragem que estreia dia 18 de julho no canal Travel Box Brazil.
 
Distante de tudo e cenário de belezas ainda desconhecidas da maioria dos brasileiros, na região do Baixo Jequitinhonha, divisa entre os estados de Minas Gerais e Bahia, a muralha natural de pedras isola tudo, até mesmo a passagem do tempo. Nesse cenário impressionante, os Quilimérios ainda vivem como no século XIX. Para eles, o isolamento foi a única opção. Até hoje, no meio das altas e intocadas pedras, o mistério de sua existência permanece.
 
A história que se conta na região de Rubim, cidade mais próxima, é que esse grupo de pessoas foi formado a partir da fuga de um ex-escravo, Juca Preto, contratado por um fazendeiro da cidade de Pedra Azul, onde vivia, para matar alguém importante. Após cometer o crime, Juca fugiu para aquela região onde seus descendentes vivem até hoje e que ainda permanece quase inacessível.
 
Na fuga, ele levou consigo uma mulher indígena, com quem deu início à família dos Quilimérios. São pessoas muito reservadas, que cultivam costumes antigos e têm hábitos comportamentais bem distintos da sociedade brasileira, como a endogamia.
 
Ao par da lenda, a explicação sociológica mais razoável é que sejam remanescentes dos quilombos volantes -- grupos nômades formados por afrodescendentes que escapavam do cativeiro, indígenas expulsos de suas terras e até mesmo brancos, que fugiam de suas cidades por diversas razões.
 
Inédito na televisão brasileira, o documentário vai explorar essa história fascinante e esquecida do público brasileiro, além de revelar cenários deslumbrantes e praticamente intocados do Baixo Jequitinhonha. Um filme de Emerson Penha, com música de Túlio Mourão, fotografia de Fábio Damasceno, produção de Zu Moreira, edição de Rafael Diniz (Fiel) e argumento de Tião Soares.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato