Ad Code

TV Cultura lança Cientistas, série que mostra os bastidores da produção científica feita pelo Instituto Butantan

Divulgação TV Cultura

Num momento em que a ciência tem demonstrado, mais uma vez, sua importância e potencial de salvar vidas, a TV Cultura - em parceria com a Prosperidade Content - lança uma série documental de quatro episódios focada no trabalho incansável de pessoas que dedicam-se diariamente na busca de novas tecnologias e inovações no campo da saúde pública. São pesquisas com resultados inéditos, novas tecnologias com impacto direto na vida da população e laboratórios com nível de segurança biológica máximo. Estreia no dia 28 de julho, às 19h30.

Nessa primeira temporada, a série volta-se para o Instituto Butantan, o maior centro de produção de soros e vacinas da América Latina (75% das vacinas distribuídas pelo Programa Nacional de Imunização são produzidas pelo Butantan e Fiocruz) e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil.

Com depoimentos de profissionais que trabalham no Butantan (como Fan Hui Wen, médica e gerente da produção do núcleo de soro; Carlos Alberto Jared, biólogo e pesquisador científico; Paulo Lee Ho, pesquisador do núcleo de vacinas bacterianas, entre outros), de médicos e infectologistas ligados a outras instituições científicas, cenas da captura de animais em campo (como cobras e sapos) e imagens de arquivo apresenta-se o nascimento, fortalecimento e reconhecimento do Instituto.

A trajetória desse centro, referenciado pelo seu trabalho de pesquisa e qualidade, está intimamente ligado à questão da saúde pública no país. Como conta o biólogo Paulo Lee Ho, no segundo episódio (Dos soros às vacinas), a criação do Butantan aconteceu no momento em que a peste bubônica estava deflagrada em Santos, entre os últimos anos do século 19 e início do 20. Era desse porto que se escoava a produção de café para o mundo e também era o local de chegada dos imigrantes. A doença, transmitida pela pulga do rato, estava matando muita gente e medidas de quarentena a navios vindos de alguns países europeus foram adotadas na ocasião, sob protestos.

Curiosa e tragicamente, vivemos momentos que se assemelham há mais de dois anos. A Covid-19 espalhou-se pelos cinco continentes e instalou uma pandemia. Diversos países passaram a se dedicar à pesquisa e produção de uma vacina para o enfrentamento à doença; o Butantan, inclusive. A Coronavac foi a primeira vacina contra a Covid-19 a ser aplicada no Brasil, em janeiro de 2021: foi desenvolvida pelo IB, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e teve um papel crucial na imunização dos brasileiros.

Graças à equipe técnica do Butantan e à estruturação das plantas produtivas (entre os anos 80 e 90), não somente esta vacina pode ser produzida, mas também outras de fundamental importância para a sociedade, como a da Influenza, além dos soros – em larga escala e autossuficiência.

A Dra. Fan Hui Wen menciona a “produção sistemática e permanente” do IB e fala de serviços prestados à saúde pública “de um modo incontestável”. A Dra. Natalia Pasternak, Phd em microbiologia, fala do “papel importantíssimo” que cumpre. A Dra. Luana Araujo, infectologista e consultora em saúde pública global, fala de uma “história de respeito e admiração”. A Dra. Rosana Richtman, médica infectologista, menciona “afeto, orgulho e confiança” pela trajetória secular do Butantan.

Em Cientistas, também tem voz quem está no campo. No primeiro episódio, temos o biólogo e pesquisador Bruno Rocha da Silva e equipe em busca por cobras, numa fazenda em Ubatuba. Ele menciona a enorme biodiversidade da Mata Atlântica e seus principais instrumentos de trabalho: lanterna e pilhas recarregáveis. No episódio seguinte, é o biólogo Carlos Alberto Jared que conduz a narrativa e destaca a importância de um “cientista experimental ter conceitos evolutivos” para o entendimento (e encantamento) do processo adaptativos dos animais.

Serão 4 episódios, exibidos semanalmente, sempre com entrevistas e os locais de trabalho dos cientistas. Confira as pílulas:

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code