A poética do desterro em Imre Kertész, nobel de literatura, em filme inédito

Divulgação Curta!

Imre Kertész foi o primeiro autor húngaro a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 2002. Judeu, sobrevivente do Holocausto — fora enviado aos 14 anos para o campo de concentração de Auschwitz, e depois para o de Buchenwald —, sua escrita é marcada pelo tema do deslocamento, o sentimento de se sentir alheio ao mundo e a si mesmo. O documentário ''Desterro — A Poiesis de Imre Kertész'', inédito, chega ao Curta! e ao Curta!On – Clube de Documentários para revisitar sua obra e sua trajetória.

O filme, conduzido e narrado pelo diretor José Alberto Cotta, mostra que o “desterro” acompanhou o autor desde a sua infância, quando fora enviado para um colégio interno após o divórcio dos pais. Mas, para se aprofundar nos impactos desse sentimento na obra de Kertész, Cotta vai a Budapeste para investigar a trajetória dele in loco.

Kértesz dizia nunca ter se sentido acolhido em toda a sua vida: como judeu, sofreu perseguições de todo tipo, sobretudo durante o período nazista; e, mesmo entre os judeus, não se achava bem aceito, por não ser religioso. Além de suas questões pessoais, vivenciou períodos turbulentos na vida política europeia mesmo após a Segunda Guerra. Como o regime stalinista se apossou da Hungria depois do fim do conflito, Kértesz continuou a ser perseguido e discriminado.

Para ajudar a contar a história do escritor húngaro e a descrever sua obra, são utilizadas imagens de arquivo, e trechos de seus escritos são narrados pelo diretor. Como recurso poético, o filme traz inserções da coreografia “Amanhã é outro dia”, executada pela bailarina, coreógrafa e professora de dança Angel Vianna.

Também são entrevistados artistas, autores e especialistas diversos. O escritor e professor László Földényi, amigo de Kertész, descreve sua sensação diante de sua obra: “Sempre que eu o leio, tenho o sentimento de que uma pessoa profundamente magoada está falando comigo. Não somente um grande escritor, mas alguém que pessoal e existencialmente é profundamente ferido”. A estreia é na Quinta do Pensamento, 11 de agosto, às 23h.

EUA X China: ‘Mistérios do Arquivo’ relembra visita de Richard Nixon ao território chinês, em 1972

Era fevereiro de 1972, e Richard Nixon se tornava o primeiro presidente norte-americano a visitar a China comunista e o então presidente chinês, Mao Tsé-tung. A viagem visava a um entendimento entre Washington e Pequim. Os bastidores desse encontro histórico são o tema do novo episódio de ''Mistérios do Arquivo'', série que vem sendo exibida no Curta! e está no Curta!On – Clube de Documentários.

O episódio, intitulado “1972: Richard Nixon na China” e dirigido por Serge Viallet e Julien Gaurichon, propõe-se a apresentar respostas para algumas questões: qual é a relação de Nixon com os jornalistas que o acompanham? Como ocorre sua reunião com Mao Tsé-tung?

As imagens mostram que, durante uma semana, Nixon participou de diversas reuniões com os líderes chineses do mais alto escalão e visitou atrações como a Muralha da China. Em meio aos impactos da Revolução Cultural implementada por Mao Tsé-tung e pelo Partido Comunista, aquele momento representava um marco nas relações diplomáticas entre ambos os países, que se apaziguaram na época, mas até hoje são permeadas por conflitos. A exibição é na Sexta da Sociedade, 12 de agosto, às 23h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 08/08

23h – “Marisa Monte — MM ao Vivo” (Show)

Este filme traz o show do primeiro CD de Marisa Monte. O espetáculo foi gravado ao vivo no Teatro Villa-Lobos e teve participações especiais de Ed Motta, Paulo Moura e Nouvelle Cuisine. Diretor: Nelson Motta, Walter Salles Jr. Duração: 51min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 09 de agosto, terça-feira, às 03h e às 17h; 10 de agosto, quarta-feira, às 11h; 13 de agosto, sábado, às 21h30; 14 de agosto, domingo, às 14h30.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 09/08

23h30 – “Memórias do Grupo Opinião” (Série) – Episódio 2

A história do Grupo Opinião, uma trupe carioca de teatro criada em 1964 para fazer resistência ao regime militar através de produções artísticas. Considerado a primeira resposta da esquerda à ditadura, o grupo reuniu artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, João do Vale e Millôr Fernandes. A minissérie em três episódios apresenta um farto material de arquivo com depoimentos preciosos, mesclando os acontecimentos daquele período turbulento com histórias de bastidores e experiências pessoais. Performances marcantes, sobretudo musicais, ganham roupagem contemporânea em releituras especiais, feitas para o longa por músicos convidados.  Duração: 25 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 10 de agosto, quarta-feira, às 03h30 e às 17h30; 11 de agosto, quinta-feira, às 11h30; 13 de agosto, sábado, às 20h; 14 de agosto, domingo, às 10h.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 10/08

21h – “Segundo Take” (Série) – Ep.: “Eles Não Usam Black-tie, com Jeferson De”

Neste episódio de “Segundo Take”, o diretor Jeferson De convida o ator Romeu Evaristo para um duplo desafio: encenar dois papéis emblemáticos do filme “Eles Não Usam Black-tie”, de Leon Hirszman, lançado em 1981. Na cena escolhida, os personagens de Milton Gonçalves e de Gianfrancesco Guarnieri têm um diálogo que, apesar de ter sido escrito em 1958, para uma peça de teatro, permanece atual e impactante até hoje. Direção: Julia De Simone. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos Horários alternativos: 11 de agosto, quinta-feira, às 01h e às 15h; 12 de agosto, sexta-feira, às 09h00; 13 de agosto, sábado, às 19h30; 14 de agosto, domingo, às 09h30.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 11/08

23h – “Desterro - A Poiesis de Imre Kertész”

As questões do desterro humano e da incessante busca pela identidade são exploradas poeticamente através da vida e obra do escritor húngaro Imre Kertész, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2002 e sobrevivente de Auschwitz. Ao longo de sua obra, Kertész se coloca a pergunta “quem sou eu?”, nos fala da identidade como ato narrativo e da escrita como resistência contra o aniquilamento, o desterro, a solidão e a morte. Direção: Daniel Augusto Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos:  12 de agosto, sexta-feira, às 3h e às 17h; 13 de agosto, sábado, às 14h30; 14 de agosto, domingo, às 23h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 12/08

23h30 – “Mistérios do Arquivo” (Série) – Episódio: “1972: Richard Nixon na China” Fevereiro de 1972. Richard Nixon é o primeiro presidente americano a visitar a China comunista. Durante uma semana, ele participa de várias reuniões com os líderes chineses do mais alto escalão na esperança de normalizar as relações diplomáticas entre os dois países. Qual é a relação de Nixon com os jornalistas que o acompanham? E sua tão esperada reunião com o presidente Mao? Como ocorre? Direção: Serge Viallet, Julien Gaurichon. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de agosto, sábado, às 3h35 e às 10h30; 14 de agosto, domingo, às 18h; 15 de agosto, segunda-feira, às 17h30; 16 de agosto, terça-feira, às 11h30.

Sábado – 13/08

20h30– “Hitchcock – O Homem Por Trás do Ídolo” (Documentário)

Conhecido como o “mestre do suspense”, Alfred Hitchcock tem a vida desvendada, neste documentário, pelo olhar de sua esposa, a roteirista e editora cinematográfica Alma Reville. Alma esteve ao lado do cineasta por mais de 50 anos, não só na intimidade de casa, como também na profissão, sendo peça fundamental para a consolidação de sua obra. Entre luzes e sombras, Alma e Hitchcock se misturam em muitos momentos, gerando uma produção cinematográfica inovadora e que marcaria para sempre a história da sétima arte.  Diretor: Laurent Herbiet. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 14 de agosto, domingo, às 09h30.

Domingo – 14/08

21h – ''Candeia'' (Documentário)

Documentário sobre a vida e a obra de Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo. O filme foi feito em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018. Direção: Luiz Antonio Pilar. Duração: 97 min. Classificação: Livre. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato