Ad Code

Agro Nacional destaca como ciclo curto na criação de bois ajuda ambiente

Divulgação

A TV Brasil leva ao ar neste domingo (21), às 9h, mais uma edição inédita do programa Agro Nacional. Entre outras pautas, a atração da emissora pública revela como o ciclo curto na criação de bovinos pode ajudar o meio ambiente. 

Para mostrar a iniciativa, a produção desembarca em uma fazenda em Goiás que investe em técnicas que ajudam a reduzir a emissão de gás metano, auxiliando no combate às mudanças climáticas. O metano é o segundo gás de efeito estufa mais presente na atmosfera, por isso as ações para redução de emissões são importantes.

O episódio deste domingo destaca também como a energia solar vem sendo cada vez mais utilizada no setor agropecuário. Nesta matéria, o programa vai até uma propriedade no Piauí que tem capacidade de gerar 315 kilowatt pico através da captação fotovoltaica.

Ainda durante a edição, o público conhece um estudo chamado MRV - monitoramento, relato e verificação - conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciativa que contribui para a sustentabilidade do nosso planeta, a pesquisa monitora a emissão e sequestro de gases de efeito estufa nas propriedades rurais.

A produção também foi até Dourados, em Mato Grosso do Sul, conferir uma granja de porcos automatizada. O sistema proporciona bem estar aos animais e diminuiu a mortalidade de suínos. 

Uma fazenda que tem como trunfo o conhecimento passado de geração em geração é outra pauta apresentada pelo Ago Nacional. Com uma marca que acompanha a família há mais de 100 anos, hoje esta fazenda agropecuária está entre as melhores de Mato Grosso do Sul.

As fazendas Paiaguás, em Mato Grosso, e Água Santa, em Minas Gerais, também são tema de reportagens do programa. A primeira utiliza, na semeadura da soja, a braquiária, uma espécie de capim que está ajudando a aumentar a produtividade na agricultura. A segunda usa, desde 2016, a fertirrigação, uma técnica inovadora que aplica fertilizantes através da água de irrigação.

A edição de domingo mostra ainda algumas curiosidades na plantação de uma fruta deliciosa e exótica, a pitaya. Fruto de cactos epífitos e também conhecida como fruta-do-dragão, o termo pitaya significa fruta escamosa.

E uma iniciativa no Amapá, que tem permitido que crianças e jovens permaneçam na escola e ainda desenvolvam as atividades do campo, também pauta a atração da TV Brasil. É a chamada Escola Família. 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code