Ad Code

"O Drama Argentino" é o tema da série especial desta semana do Jornal da Record que estreia nesta segunda-feira

Divulgação Record TV

A Argentina enfrenta uma das maiores crises econômicas de sua história. Em julho, a inflação chegou a 7,4%, maior taxa mensal em 20 anos. Em 12 meses, a alta foi de 71%, o que coloca o país dentre os índices mais altos do mundo. A partir desta segunda-feira, 15/08, o Jornal da Record revela, nos cinco episódios da série especial "O Drama Argentino", as dificuldades econômicas e sociais vividas pela população.

Em Buenos Aires, a equipe do JR mostra os efeitos da desvalorização do peso e do aumento dos preços, principalmente dos alimentos. O mais evidente deles é o aumento da pobreza, que já atinge 40% dos argentinos.

Muitos desempregados e idosos que tiveram os salários corroídos pela inflação perderam suas casas e foram morar nas ruas.

Diante do desemprego e da falta de oportunidades, o lixo passou a ter mais valor do que nunca. Famílias inteiras passaram a tirar o sustento da reciclagem. A equipe visita o maior lixão a céu aberto da Argentina, onde pessoas, que antes da crise tinham empregos comuns, agora passam o dia revirando pilhas e pilhas de sujeira para encontrar algum material que pode ser vendido.

A fome também assola os argentinos e pelo menos 10% da população vive em situação de indigência e dependem de doações para conseguir se alimentar. Nos refeitórios populares da Argentina, a série encontra voluntários que ajudam a alimentar os vizinhos, mas também vivem com a geladeira vazia.

Diante desse cenário, 70% dos jovens sonham em deixar a Argentina e viver em outros países. Famílias estão deixando tudo para trás para tentar uma vida melhor longe do país natal.

A reportagem é de Ingrid Griebel; o cinegrafista é André Cunha; a produção é de Gabriela Coelho. A coordenação de séries é de Rosana Teixeira. 

O Jornal da Record vai ao ar às 19h55. 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code