Ad Code

Série 'Brasil Imperial' estreia nesta terça-feira (30/8) na TV Brasil

Divulgação 

A TV Brasil estreia, na próxima terça-feira, o seriado Brasil Imperial, produção nacional que revive os fatos marcantes da história da monarquia no país, desde a chegada da corte portuguesa em 1808 até a proclamação da Independência em 1822. Composta por dez episódios, a atração inédita na tv aberta vai ao ar na emissora pública de terça a sábado, às 21h30.

Produção original da Fundação Cesgranrio, a série faz parte da programação especial comemorativa do bicentenário da Independência, em exibição na TV Brasil. Além da estreia de Brasil Imperial, a emissora pública leva ao ar outros programas temáticos para celebrar a efeméride, como atrações musicais, produções jornalísticas e a transmissão, ao vivo, do tradicional Desfile de 7 de Setembro.   

Narrada por Gonçalves Ledo - político liberal e forte opositor das ideias absolutistas -, a trama de Brasil Imperial apresenta as batalhas, negociações e conspirações políticas que marcaram o período de permanência de D. João nas Américas e o primeiro império de D. Pedro I. A obra conta a história de Arrebita, um jovem serviçal que chega ao país junto com a corte portuguesa em 1808, fato inaugural de um período de grandes transformações políticas e sociais que criaram as condições para a Independência do país.

Questões como a escravidão, as atitudes autoritárias do Imperador e seus romances extraconjugais, a morte da Princesa Leopoldina, as revoltas populares em busca de maior liberdade e o estabelecimento de uma elite econômica e política orientada por privilégios, além da corrupção e interesses escusos que pautaram a vida do Brasil nesse período, são o pano de fundo para o intrincado romance de Arrebita e Ana do Congo. O seriado também propõe uma discussão atual sobre as heranças que ainda hoje se perpetuam na administração do estado brasileiro e na organização da sociedade.

Dirigida por Alexandre Machafer, a série foi gravada em locações reais do Rio de Janeiro para trazer a atmosfera do século XIX.  O elenco da produção reúne atores como Oscar Calixto (Arrebita), Ricardo Soares (Gonçalves Ledo), Jessica Cores (Ana do Congo), João Campany (D. Pedro I), Rodrigo Ladeira (Chalaça), Dedeh Melo (Leopoldina), Nara Monteiro (Carlota Joaquina) e Gláucio Gomes (D. João VI).

Episódio de estreia

Ameaçado pelas tropas de Napoleão, D. João  - herdeiro da coroa portuguesa - resolve fugir para o Brasil em 1807 com toda a corte, em uma ação sem precedentes. Essa decisão transformará a história brasileira.

No episódio de abertura da trama, Arrebita embarca clandestinamente nessa aventura transatlântica em direção aos trópicos. Ele se envolve nos acontecimentos históricos que transformam o Rio de Janeiro na capital do império português e culminam com o processo de Independência do Brasil e o posterior retorno de D. Pedro a Portugal, em 1831.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code