Agro Nacional, da TV Brasil, acompanha a produção sustentável de cacau

Divulgação

O cultivo sustentável de cacau é um dos temas do programa Agro Nacional deste domingo (2), às 9h, na TV Brasil. A produção apresentada por Jaqueline Silva destaca conteúdos relevantes para a vida no campo que envolvem a rotina no trabalho rural e os empreendimentos do agronegócio.

Um dos assuntos em pauta na edição inédita desta semana é o desenvolvimento tecnológico na avicultura. A atração da emissora pública ainda assinala iniciativas voltadas para a descarbonização, explica o propósito da programação fetal na pecuária e ressalta o emprego da energia solar no país.

Solidariedade à serviço do bem comum

Em Ilhéus, na Bahia, um projeto oferece assistência técnica aos produtores de cacau. Já são mais de 1.700 profissionais certificados por uma empresa de alimentos. O programa mostra que além das orientações sobre a prática, os interessados recebem um valor adicional pela produção sustentável.

A proposta é fomentar as cadeias de abastecimento e oferecer um modelo de atuação que associe a atividade rural à transformação da vida nas propriedades e de residentes no entorno com base em três pilares: social, ambiental e econômico. Esse tipo de mobilização faz diferença na lógica de cultivo.

O planejamento é compartilhar expertise para engajar o agricultor local. Com metas ousadas e busca por alcance em mais estados do país, o desafio do arranjo é influenciar positivamente o desenvolvimento das pessoas nas fazendas que atuam na área do cacau.

O compromisso envolve gestores e trabalhadores do setor. O projeto já mudou a realidade de muitos. Ao apresentar um novo cenário para o negócio, a iniciativa agrega valor à produção. As mudanças são nítidas e ampliam as perspectivas. A matéria traz, ainda, informações sobre a qualidade da colheita da safra do fruto.

Também no estado, uma matéria aborda o sistema de mata cabruca, um antigo método sustentável de plantio que ainda é utilizado no cultivo de cacau. O Agro Nacional revela como a solidariedade de um agricultor ajudou a recuperar a lavoura cacaueira na região na década de 1990.

A cooperação e a fraternidade também são diferenciais na história de uma família de avicultores em Santa Catarina. Com união, amor e muito trabalho, gerações de membros da família Forlin têm utilizado a evolução tecnológica na avicultura. Eles contam sobre o processo de automatização nas granjas.

Ações em prol do meio ambiente no trabalho rural

Processo de redução das emissões de carbono na atmosfera, a descarbonização contribui para a sustentabilidade da vida no planeta. O setor agro no Brasil tem investido em técnicas que ajudam a promover a descarbonização como o sistema de plantio direto e a rotação de culturas.

Outra reportagem esclarece o que é programação fetal na pecuária: cuidado na nutrição materna realizada na gestação dos bovinos. O programa trata de um estudo que buscou avaliar os efeitos da programação fetal no desenvolvimento dos animais desde a gestação até o abate.

O uso da energia solar para a geração de eletricidade é outra temática com profundos avanços. A utilização dos recursos naturais como fontes renováveis para produzir energia limpa traz benefícios para o meio ambiente. Também ajuda a diversificar a matriz elétrica no país.

A atração exibida pelo canal público mostra uma iniciativa relacionada ao emprego dessa fonte energética. É o caso de cidades no interior de São Paulo, região em que a energia de usinas fotovoltaicas e de sistemas de geração própria de energia elétrica abastece lojas e casas. Painéis solares são instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos para produzir a energia para o consumo desses imóveis.

No mesmo estado, em Amparo, o Agro Nacional visita uma granja para verificar a importância de oferecer a quantidade exata de água na nutrição das aves para uma boa produção. O programa ainda vai até a fazenda Traituba, em Cruzília, Minas Gerais. O local histórico é considerado berço do cavalo mangalarga marchador.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato