Cacá Diegues e Betty Faria protagonizam episódio inédito de 'Grandes Cenas'

Divulgação Curta!

O diretor Cacá Diegues e a atriz Betty Faria são os convidados do episódio inédito de ''Grandes Cenas'', série exclusiva do canal Curta! que se debruça sobre cenas marcantes do cinema nacional. Juntos, os dois relembram o antológico “Bye Bye Brasil” (1980), considerado por muitos críticos e pesquisadores um dos filmes mais importantes do período.

O longa apresenta três personagens principais: Salomé, Lorde Cigano e Andorinha, artistas mambembes que cruzam o Brasil com a “Caravana Rolidei” e seus espetáculos. O trajeto não foi fictício. Produção e elenco estiveram em diversos cantos remotos, sobretudo do sertão nordestino.

A cena analisada mostra Lorde Cigano, vivido pelo ator José Wilker, um charlatão que se diz telepata e oferece o serviço de adivinhação do futuro. Apesar de ser uma ficção, os “consulentes” apenas recebiam a indicação de um tema, mas tinham liberdade para elaborar suas questões, confissões e pedidos ao “telepata”.  Aquele foi um momento de contato com a comovente realidade daquele povo do sertão.

“Ela [a cena] reflete toda a crendice, a ingenuidade e a esperança do povo de ter uma vida melhor. É a crença. (...) É a morte, é o deus, é o misticismo. Só que essa crendice no sertão brasileiro é de cortar o coração”, ressalta Betty Faria.

Dividida em 13 episódios, todos apresentados pelo ator Matheus Nachtergaele, a temporada se dedica a explorar os seguintes filmes, além de “Bye Bye Brasil”: “Que Horas Ela Volta?”; “Bacurau”; “Branco Sai, Preto Fica”; “Benzinho”; “Kbela”; “As Boas Maneiras”; “O Lobo Atrás da Porta”; “Proibido Proibir”; “Castanha”; “Cidade Baixa”; “Um Céu de Estrelas” e “Rasga Coração”.

Dirigida por Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, a série “Grandes Cenas” foi produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também está disponível no Curta!On. A estreia do episódio é na Quarta do Cinema, 5 de outubro, às 23h30.

 A fronteira entre o erudito e o popular é tema de novo episódio de ‘Estados da Arte’

O novo episódio da segunda temporada de “Estados da Arte”, intitulado “Alegorias”, convida os artistas Francisco Graciano, Denilson Baniwa, Milena Travassos e Thiago Martins de Melo a refletirem sobre as fronteiras entre o erudito e o popular na arte, além de rearranjos simbólicos-narrativos dos signos e das histórias. A série, dirigida por Eduardo Goldenstein, vem sendo exibida com exclusividade no canal Curta!.

“Estados da Arte” é dividida em 13 episódios temáticos: Insurgências, Ancestralidade, Floresta, Alegorias, Fé e Religiosidade, Fabulações, Migrações, Corpos, Outras Geometrias, Grafismos, Materialidades, Pedagogias e Oralidades/Sonoridades. Estarão disponíveis no Curta!On – Clube de Documentários no dia seguinte à estreia no canal Curta!. Novos assinantes têm sete dias para desfrutar da plataforma gratuitamente. A série foi produzida pela Aion Cinematográfica e pela Caboré Produtores Associados, e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia do episódio é na Terça das Artes, 4 de outubro, às 20h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 03/10

22h – “Blitz” (Documentário)

O documentário apresenta a história de uma das primeiras bandas consagradas do pop-rock brasileiro, a Blitz. O longa-metragem mostra o seu surgimento na lona do Circo Voador, que ficava entre Ipanema e Copacabana na década de 1980, as turnês internacionais e o sucesso do grupo ainda nos dias atuais. Além de apresentar alguns dos momentos mais emblemáticos desses mais de 30 anos de estrada da Blitz, o filme também relembra o rico cenário musical brasileiro da década de 1980. Diretor: Paulo Fontenelle. Duração: 104 min. Classificação: 12 anos. Horários Alternativos: 4 de outubro, terça-feira, às 2h e às 16h; 5 de outubro, quarta-feira, às 10h; 8 de outubro, sábado, às 10h30; 09 de outubro, domingo, às 18h30.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 04/10

20h – “Estados da Arte” (Série) – Ep. “Alegorias”

O episódio aborda as fronteiras entre arte erudita e popular com depoimentos dos artistas Francisco Graciano, Denilson Baniwa, Milena Travassos e Thiago Martins de Melo. Direção: Eduardo Goldenstein. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 05 de outubro, quarta-feira, às 0h e às 14h; 06 de outubro, quinta-feira, às 08h; 08 de outubro, sábado, às 20h; 09 de outubro, domingo, às 10h.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 05/10

23h30 – “Grandes Cenas” (Série) – 2ª Temporada - Ep.: “Bye Bye Brasil”

O diretor Cacá Diegues e a atriz Betty Faria percorrem as estradas trilhadas pelo antológico “Bye Bye Brasil” (1980), acompanhando a trupe circense de Lorde Cigano e Salomé. A cena em destaque é a da telepatia, um momento de contato com a comovente realidade do povo do sertão e seu desejo por um Brasil melhor. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 20 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 06 de outubro, quinta-feira, às 3h30 e 17h30; 07 de outubro, sexta-feira, às 11h30; 08 de outubro, sábado, às 20h30; 09 de outubro, domingo, às 10h30.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 06/10 – ESPECIAL MÊS DA EDUCAÇÃO

21h30 – “Romance de Formação” (Documentário)

Quatro jovens estudantes de grandes instituições acadêmicas — Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha), PUC-Rio (Brasil), Harvard e Stanford (EUA) — precisam lidar, em seu cotidiano, com as aspirações e anseios de uma vida repleta de realizações. Ao longo desse caminho, eles deixam para trás diversas ilusões e, ao mesmo tempo, alcançam várias conquistas. Direção: Júlia De Simone. Duração: 74 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 07 de outubro, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30; 09 de outubro, domingo, às 16h25; 10 de outubro, segunda-feira, às 09h30.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 07/10

22h25 – “A Última Abolição” (Documentário)

O Brasil foi o último país ocidental a abolir a escravidão, fato que se deu apenas em 1888. O documentário “A Última Abolição” aborda a escravidão no Brasil, com enfoque nos movimentos abolicionistas, na resistência escrava, no papel das mulheres negras nessa luta e nas discussões da elite do país naquele período, culminando com a assinatura da Lei Áurea e suas consequências para a população negra. Diretora: Alice Gomez. Duração: 81 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 08 de outubro, sábado, às 2h25; 09 de outubro, segunda-feira, às 13h; segunda-feira, 10 de outubro, às 04h30.

Sábado – 08/10

23h – “James Brown” (Documentário)

Com materiais de arquivo e diversos encontros, "James Brown" conta a vida do cantor, concentrando-se em seus anos de glória, entre 1955 e 1971. O documentário também retrata o mundo em que o artista viveu, passando pela história da comunidade negra americana em um período muito turbulento, do início da década de 1950 até o fim da década de 1960. Direção: Philip Priestley. Classificação: Livre. 

Domingo – 09/10

21h50 – “Bergman 100 Anos” (Documentário)

Em 1957, algo insuperável aconteceu. Um sueco magro, por volta dos 40 anos, entra em um período de produção cinematográfica sem precedentes, envolvido em seis projetos ao mesmo tempo. Ele realizou alguns dos maiores clássicos da história do cinema, produziu uma série de espetáculos para teatro e rádio e dirigiu diversos filmes de TV. Em termos de cineastas contemporâneos, Ingmar Bergman permanece em grande parte inigualável, e sua vida é revelada neste documentário feito para a celebração de seu centenário em 2018. Direção: Jane Magnusson. Duração: 117 min. Classificação: 12 anos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato