'Globo Repórter’ se aprofunda nas histórias de brasileiros que tiveram as vidas transformadas por conta da Constituição

Divulgação Globo/João Cotta

O 'Globo Repórter' desta semana se aprofunda nas histórias de brasileiros que tiveram as vidas transformadas graças aos direitos garantidos em nossa Constituição. O programa é um desdobramento da série 'Brasil em Constituição', exibida durante um mês no ‘ Jornal Nacional’, que mostrou como a Carta Magna de 1988 mudou o Brasil - e mudou para melhor. A reportagem de Pedro Bassan e Graziela Azevedo se dedica a apresentar gente que simboliza todos os que lutam pelo acesso à saúde, pela educação, pela Democracia.
 
“A história que mais me impressionou foi a do Wagno, um homem inocente que ficou preso durante 8 anos por um crime que não cometeu. O Estado Brasileiro arruinou a vida dele e, até hoje, Wagno espera pela indenização a que tem direito. Ele percorre os corredores dos tribunais e vive nos calcanhares das autoridades, cobrando sempre com base na Constituição. É alguém que teria todos os motivos para perder a fé nas instituições e no nosso Estado Democrático, mas ele acredita no país em que vive e num futuro melhor com a garantia da Constituição”, comentou Bassan, referindo-se ao drama vivido por Wagno Lúcio da Silva, condenado por um homicídio que não cometeu, ficando preso até provar a sua inocência.
 
A repórter Graziela Azevedo revela que se emocionou em diversos momentos da apuração com os personagens, principalmente, trabalhadores brasileiros cuja Constituição Cidadã trouxe uma garantia de vida melhor. Entre eles, Benedito Sérgio, o Té, que havia feito parte de uma reportagem, em 1984. Na época, o menino, de 15 anos, que não estudava e cortava cana para ajudar no sustento da sua família, trabalhava sem os direitos previstos, hoje, em lei. E quase 40 anos depois, Benedito trabalha com carteira assinada e horário certo para voltar para casa.
 
“Estar com Osmar Santos lembrando o momento histórico da campanha pelas Diretas Já foi um dos muitos momentos de emoção da série. A história sofrida e de muita luta do Benedito Sérgio, o Té, me emocionou muito também. O trabalho do produtor Fabrício Lobel para encontrar aquele menino cortador de cana que apareceu na Globo quase 40 anos atrás foi incrível. A confirmação de que era ele veio por conta de uma cicatriz no rosto”, contou Graziela.
 
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 30, vai ao ar logo depois de ‘Pantanal’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato