'Profissão Repórter' acompanha trabalhos de instituições que acolhem crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violência

Divulgação Globo

O Brasil registrou, em média, 130 casos por dia de violência sexual contra crianças e adolescentes no ano passado. O dado é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, que apontou, ainda, que 61,3% das vítimas de violência sexual no país têm menos de 13 anos. Em 79,6% dos casos o autor do crime era conhecido da vítima. O 'Profissão Repórter' desta terça-feira, dia 20, vai mostrar os esforços para punir os criminosos e acolher as vítimas: crianças e adolescentes retirados de seus lares em decorrência de maus-tratos, torturas, trabalho infantil, uso de drogas e violência sexual.  
 
O programa acompanhou a atuação de projetos em duas cidades no Acre – Tarauacá e Sena Madureira. Em um deles, a própria coordenadora da casa de acolhimento foi vítima de maus-tratos na infância. Hoje, ela ajuda quem passou pelo mesmo drama que ela. "Eu consegui sobreviver porque um dia alguém me acolheu. Hoje, minha missão é cuidar de quem passou pelo que passei”, diz Chaena Villaça, da Casa de Acolhimento de Sena Madureira. 
 
As repórteres Nathalia Tavolieri e Gabi Villaça, que foram ao Acre, também conheceram as crianças e adolescentes que moram na casa de acolhimento da cidade de Tarauacá. Assim que chegam ao local, tem início uma nova rotina: acompanhamento médico, odontológico e psicológico. "Nosso maior objetivo é ensinar que a vida das vítimas não pode ser resumida a violência sofrida. Elas têm um nome, uma história e muita coisa pela frente para viver”, afirma a psicóloga da casa de acolhimento, Bruna Pessoa. 
 
Outra equipe do ‘Profissão Repórter’ – composta pelo repórter André Neves Sampaio e pelo cinegrafista Leandro Matozo – foi a São Luís, no Maranhão, onde acontece o coletivo "Menina Cidadã". Formado, em maioria, por jovens mulheres do bairro Cidade Operária, o projeto luta pelos direitos das meninas contra a violência sexual. 
 
Durante uma semana, a repórter Danielle Zampollo acompanhou o trabalho da Divisão de Capturas da Polícia Civil de São Paulo. Em média, são recebidos 200 mandados de prisão por semana – desse total, 8 são de violência sexual contra crianças. A delegada Ivalda Aleixo comanda, há 4 anos, uma equipe de 50 policiais, que são responsáveis pelas prisões de acusados e condenados pela justiça. O professor José Luís Camargo Ribeiro foi preso durante a operação “Não me Toque”. Ele foi condenado a 40 anos de prisão por ter estuprado dois sobrinhos, com idades entre oito e dez anos. Ao todo, a operação cumpriu sete mandados de prisão ligados a este tipo de crime. 
 
O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar depois de ‘Cine Holliúdy’.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato