Ad Code

TV Brasil apresenta concerto "100 anos do Rádio no Brasil"

Divulgação

Para celebrar o centenário da primeira transmissão radiofônica oficial no país, a TV Brasil exibe o concerto "100 anos do Rádio no Brasil" neste sábado (10), às 23h. O evento foi gravado com exclusividade no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na última quarta, 7 de setembro, dia exato que marca a efeméride. A emblemática data coincide com o bicentenário da independência.

Apresentado por Sidney Ferreira, da Rádio MEC e Luciana Valle, da Rádio Nacional, o especial teve as performances da Orquestra do Theatro Municipal e da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF) com obras de Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos.

A produção multiplataforma foi transmitida em tempo real na programação da Rádio MEC e pelas redes sociais da emissora pública que integra a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao lado de veículos como a própria TV Brasil, a Rádio Nacional e a Agência Brasil.

Para a audiência conferir a atração comemorativa na telinha novamente, o concerto tem reexibição na madrugada de domingo (11) para segunda (12), à 0h30. O conteúdo do espetáculo também fica disponível nas plataformas digitais da empresa como o app TV Brasil Play.

Repertório de clássicos nacionais

A ópera "O Guarani", de Carlos Gomes, embala a primeira parte da apresentação. A Orquestra do Theatro Municipal interpreta trechos do clássico no mesmo palco de onde a obra foi transmitida em 1922 para comemorar o centenário da Independência do Brasil. Com regência do maestro Felipe Prazeres, o especial tem solos do tenor Eric Herrero e da soprano Maria Gerk.

Na sequência, a Sinfônica Nacional da UFF executa a composição "Choros 6", de Heitor Villa-Lobos. O maestro Javier Logioia é o regente da orquestra criada em 1961 vinculada à Rádio MEC, com músicos oriundos das diversas orquestras da Rádio Nacional. O acervo da EBC preserva gravações raras e exclusivas com o registro das contribuições da época para a música brasileira, de concerto e popular.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code