Em festival online, Curta! disponibiliza gratuitamente filmes exibidos em mostras de cinema

Divulgação Curta!

Documentários premiados como “Espero a Tua (Re)Volta”, vencedor do prêmio da Anistia Internacional e do Prêmio da Paz, no Festival de Berlim; “Favela é Moda”, vencedor do Festival do Rio; “O Barato de Iacanga”, que venceu o IN-Edit; e “Por Onde Anda Makunaíma?”, vencedor do Festival de Brasília. Longas aplaudidos pelo público e pela crítica como “Excelentíssimos”, “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”, “A Luz de Mario Carneiro”, “O Mês Que Não Terminou”, “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino”, “Banquete Coutinho”, “Blitz, o Filme”, “Dois Tempos”, “Todas as Melodias” e “Açúcar”. Esses são alguns dos títulos integrantes do Festival & Prêmio Curta! Documentários - 10 Anos de Conteúdos Relevantes, que está em cartaz até dia 31 de outubro, e pode ser visto gratuitamente online pelo público.

Promovido pelo canal Curta! como parte das comemorações de seus dez anos, a serem completados em novembro, o festival disponibiliza gratuitamente 85 documentários de longa-metragem e 56 séries, somando 760 produções, que se destacaram em sua programação ao longo da década. O público vai poder ver ou rever filmes que fizeram sucesso em festivais no Brasil e no exterior — como os de Berlim, de Brasília e do Rio, In-Edit, É Tudo Verdade e a Mostra São Paulo — e nem sempre entraram no circuito comercial.

Com votação pela internet no site www.festival.canalcurta.tv.br , os filmes são divididos de acordo com os cinco eixos temáticos do canal: Música, Artes, História do Cinema, Pensamento e História Política & Sociedade. A iniciativa vai distribuir R$100 mil em prêmios, divididos por cinco produções vencedoras, uma em cada categoria temática. Para participar basta fazer um cadastro simples no site. 

O espectador poderá avaliar cada conteúdo, marcando entre uma e cinco estrelas. As dez obras mais bem avaliadas em cada categoria serão analisadas por um júri técnico que irá eleger a melhor de cada tema. Entre os jurados confirmados estão os jornalistas Bernardo Araújo e Luiz Carlos Merten, além de Adriana Rattes, sócia-fundadora do Grupo Estação de cinemas. Parte desse júri será formada também por educadores.

Todos os conteúdos do Festival receberam financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O FSA é abastecido pela Condecine (contribuição sobre receitas do próprio setor audiovisual, para o desenvolvimento desta indústria nacional).

Curta!: dez anos de conteúdo relevante, da TV paga ao streaming 

Em 2012, o Curta! estreou na TV paga em um contexto de pouco investimento em produções independentes, embora houvesse um cenário de busca por espaços de criação, produção e distribuição dentro do audiovisual brasileiro. A criação do canal foi um verdadeiro divisor de águas nesse panorama, que foi mudando positivamente conforme a legislação fortalecia o setor.

Após um tempo de grande efervescência produtiva, atualmente o audiovisual vive um momento delicado: enquanto tenta se reerguer após a pandemia e a paralisação dos mecanismos de fomento, se vê diante de duras ameaças às bem-sucedidas políticas de fomento. Mas, mesmo com tantos desafios, o Curta! conseguiu manter um crescimento constante e foi se expandindo ao longo desses anos. Hoje, é mais que um canal na TV paga e contempla também as plataformas de streaming Curta!On – Clube de Documentários, CurtaEdu e TamanduáTV, além do site PortaCurtas, dedicado à produção brasileira de curtas-metragens.

Em novembro, o Curta! celebra dez anos tendo o orgulho de ser um grande incentivador do audiovisual brasileiro. Foram 203 projetos viabilizados, de 125 produtoras de todo o Brasil, resultando em 125 longas documentais e 800 episódios de 70 séries, totalizando R$ 124 milhões em investimentos viabilizados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Perto de 20% dessa safra ainda se encontra em produção, e em breve chegará à programação do canal de TV e ao streaming.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato