''Fazer alguma coisa é risco, criticar não'', diz Eduardo Giannetti no Provoca

 Créditos: Lara Asano

Nesta terça-feira (1/11), Marcelo Tas conversa com o economista e palestrante Eduardo Giannetti no Provoca. Eles falam sobre ética e felicidade, a importância de achar soluções e não somente criticar, a relação entre renda per capita e felicidade, entre outros assuntos. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
 
Tas pergunta na edição: ética tem a ver com felicidade? “Essa é a pergunta do O Anel De Giges. O Sócrates está argumentando que há uma convergência e que o mais ético é o mais feliz. Aí vem o irmão do Platão, que é o Glauco, e fala: peraí Sócrates, você conhece a fábula do Giges? Ele ganhou o anel e pode realizar a fantasia dele de felicidade, não tem nada a ver com ética. E sabe o que o Sócrates responde? O problema é que enquanto a sociedade for corrupta nos valores, as almas serão corrompidas. Você tem que reformar toda a sociedade e a educação para que a convergência entre felicidade e ética se dê. Aí ele cria a primeira utopia da filosofia ocidental, que é a República”, explica Giannetti.
 
Sobre o gosto que as pessoas têm de destruir ao invés de construir, o economista diz: “A crítica é cômoda, você não está colocando a sua cabeça a prêmio, fazer alguma coisa é risco, criticar não, há um prazer em criticar, em jogar pedra, demolir, destruir (...) Karl Marx passou 95% do trabalho intelectual dele fazendo a crítica da economia política e do modo de produção subjacente a ela, que é o capitalismo (...) ele tinha um otimismo entranhado que a sociedade não se coloca problemas que ela não é capaz de resolver, eu gostaria de acreditar nisso, mas não acredito”.
 
Tas pergunta ainda se fazer o que é certo é um caminho para viver bem. “Eu acho que sim, agora não podemos idealizar, achar que não vai ter problemas, conflitos, porque há, e não vamos achar que alguma fórmula de regeneração da sociedade vá garantir de antemão que ética e felicidade convirjam necessariamente. Esse é um sonho que perpassa a história do pensamento humano (...) todos os projetos de grande mudança da sociedade trabalham com a ideia de que o que está errado é a estrutura, é a educação, a pedagogia (...) se a gente fizer tudo certo as pessoas vão virar anjos. Não viram”, afirma o economista.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato