Roda Viva entrevista a deputada federal eleita por São Paulo Marina Silva

Créditos: Nadja Kouchi

Nesta segunda-feira (31/10), o Roda Viva entrevista a deputada federal eleita por São Paulo Marina Silva. A ex-ministra do meio ambiente e ex-senadora é uma das principais aliadas do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Ela volta ao congresso num dos piores momentos da política ambiental do país e é cotada para integrar o novo governo. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição irá ao ar ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.

Marina Osmarina da Silva Vaz de Lima nasceu em Rio Branco, no Acre. Tem 64 anos. É historiadora, professora e ambientalista filiada ao Partido Rede Sustentabilidade. Ao lado do ambientalista Chico Mendes, liderou movimentos sindicais em defesa da Floresta Amazônica. Foi vereadora, deputada estadual e, aos 36 anos, tornou-se a mais jovem senadora do país. Foi a primeira a defender no senado a redução das emissões de gases de efeito estufa. Reeleita em 2002, aceitou o convite do então presidente Lula e assumiu o Ministério do Meio Ambiente. Perdeu a luta contra os transgênicos e contra a usina nuclear Angra 3, e não conseguiu que a Comissão Nacional de Biossegurança tivesse caráter ambientalista. Em 2010, candidatou-se a presidente pelo PV (Partido Verde). Em 2014, foi de novo candidata a presidente pelo Partido Socialista Brasileiro - após a morte de Eduardo Campos. Em 2015, registrou seu novo partido, o Rede Sustentabilidade. Disputou pela terceira vez a Presidência da República em 2018. Agora, foi eleita deputada federal por São Paulo com 237 mil votos.

O Roda Viva contará com uma bancada de entrevistadores formada por Afra Balazina, da Fundação SOS Mata Atlântica; Catia Seabra, repórter especial da Folha de S. Paulo; Cristiane Agostine, repórter de política do jornal Valor Econômico; Rodrigo Piscitelli, repórter da TV Cultura; e Sérgio Roxo, repórter da sucursal de São Paulo do jornal O Globo.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato