TV Brasil estreia série documental Arquitetos Brasileiros

Divulgação 

Analisar as obras, discutir o processo de criação de projetos desenvolvidos por profissionais da arquitetura nacional e conhecer suas trajetórias é o mote do seriado Arquitetos Brasileiros, produção documental que a TV Brasil estreia neste sábado (22), às 9h.

Com 13 episódios de 52 minutos, a atração aborda o trabalho de um especialista em cada programa. A proposta é traçar o perfil dos mais prestigiados arquitetos do país. Para isso, apresenta um papo com o próprio artista, depoimentos de alguns de seus interlocutores e conversas com estudiosos do tema.

A série Arquitetos Brasileiros ganha sua primeira exibição em sinal de televisão aberto pela telinha da emissora pública e afiliadas da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Os interessados ainda podem acompanhar a produção no streaming. As edições ficam disponíveis no app TV Brasil Play.

Investigação sobre a evolução da arquitetura

Os documentários do seriado em cartaz na TV Brasil trazem um olhar aguçado sobre as realizações de grandes nomes da arquitetura do país. Além das entrevistas, os episódios semanais da atração promovem um passeio por uma das obras de referência do profissional homenageado.

O recurso serve para a série discorrer sobre perspectivas relevantes e recorrentes em toda a produção do arquiteto retratado. A ideia dessa jornada é percorrer o cenário de sua carreira, indo do particular ao geral, do macro ou micro.

O programa mostrado pelo canal público aborda assuntos pertinentes como a história e a evolução da arquitetura, as referências individuais, o processo criativo, a relação da obra com o meio, inovação e sustentabilidade, materiais, design e função.

O seriado trata dessas questões sob um prisma adaptado a cada edição. As temáticas levantadas têm uma apresentação de maneira plástica e dinâmica através das imagens produzidas especialmente para o episódio. Os conteúdos semanais ainda resgatam imagens de peças do acervo do próprio artista.

Na primeira temporada, a série Arquitetos Brasileiros retrata os principais profissionais do meio que atuam no eixo Rio de Janeiro - São Paulo. Lançada em 2015, a atração foi coproduzida pelo canal Arte 1 e pela Aiuê Produtora.

Em ordem de exibição, os convidados são Marcos Acayaba, Marcelo Ferraz & Francisco Fanucci, Ruy Ohtake, Rosa Kliass, Siegbert Zanettini, Marcio Kogan, Indio da Costa, Carlos Bratke, Roberto Loeb, Mauro Munhoz, Aflalo & Gasperini, Arthur Casas e Paulo Jacobsen.

Programa de estreia

A edição que abre a primeira temporada de Arquitetos Brasileiros aborda o trabalho de Marcos Acayaba em que nada sobre e nada falta. O episódio é apresentado pela TV Brasil no sábado (22), às 9h.

Discípulo de Vilanova Artigas, ele trouxe para sua prática profissional um forte interesse pelas questões técnicas. Marcos Acayaba exerce uma constante investigação arquitetônica, percepção que pode ser notada em sua atuação que transita pelos mais variados tipos de materiais e técnicas construtivas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato