A TV na TV: de ''Wandavision'' a ''O Rei da TV'', séries do combo+ falam sobre o universo da televisão

Kathryn Hahn como Agatha Harkness em WandaVision
Divulgação

No dia 21 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Televisão. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1996, para reconhecer o crescente impacto da TV em processos de decisão e na divulgação de conflitos, ameaças à paz e à segurança, além de seu papel formador de opinião. Segundo a ONU, o meio continua sendo a maior fonte de consumo de vídeo em todo o globo.

Para celebrar a data, o Combo+ selecionou três produções presentes no Disney+ e no Star+ que abordam a história da televisão (incluindo a brasileira), fazem homenagens ou até brincam sobre o universo televisivo.

''WandaVision'' (Disney+): uma homenagem às sitcoms


Convenhamos, muita gente não entendeu nada nos primeiros episódios de “WandaVision”. Para além da fórmula narrativa de produções da Marvel Studios, a série, indicada ao Emmy®, inovou ao trazer um formato inédito, homenageando conhecidas séries de comédia americanas, também chamadas de sitcom (situation comedy). A produção faz referência a títulos como “A Feiticeira” (1964), “Três é Demais” (1987), “Modern Family” (2009), entre outros, e à medida que os episódios avançam, os estilos de sitcom vão mudando. Isso acontece graças aos poderes de Wanda (Elisabeth Olsen), que cria aquele universo baseada nos programas que ela se lembra de assistir quando criança.

''O Rei da TV'' (Star+) e a história da televisão brasileira


A série original do Star+ “O Rei da TV”, que estreou em outubro na plataforma, conta a história de Silvio Santos (interpretado por Guilherme Reis, Mariano Mattos Martins e José Rubens Chachá) em diferentes épocas. A trajetória do apresentador também representa boa parte da história da televisão brasileira, e muito disso pode ser visto na nova produção. Passando por três tempos narrativos diferentes, “O Rei da TV” mostra, através de uma caracterização fiel, um Brasil diferente em cada década retratada – desde 1945, quando Silvio era apenas um camelô e a televisão não havia chegado ainda no país, passando pelos anos 50 até os anos 70 e 80, e mostrando o novo fascínio do público pela novidade que era a TV e o auge dos programas de auditório.


''Reboot'' (Star+): uma série sobre... uma série!


O que é um “reboot”? A tradução literal da palavra é “reiniciar”, e no meio audiovisual, ela é utilizada para designar o lançamento de uma nova versão de uma série ou franquia de filmes. O termo é tão comum em Hollywood que se tornou a premissa de uma nova série de comédia, que se chama...“Reboot”! Com oito episódios disponíveis no Star+, a produção acompanha a roteirista e produtora Hannah (Rachel Bloom), que decide contar como estariam hoje os personagens de "Step Right Up", sitcom fictícia do começo dos anos 2000, reunindo todo o elenco original. Agora, o elenco disfuncional precisa lidar com seus problemas no mundo em constante mudança dos dias de hoje.


A produção – do cocriador de “Modern Family”, Steven Levitan – brinca bastante com a moda de reboots que vem sendo comum em Hollywood de uns anos pra cá, citando, inclusive, diversas produções famosas. Além disso, podemos ver, durante os episódios, como são os bastidores de uma série de TV, desde reuniões na sala dos roteiristas, até as gravações das cenas com o elenco. A TV na TV, literalmente.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato