Canal Brasil celebra audiovisual de Pernambuco com a Mostra Cinema Pernambucano em Ação

Divulgação

Pernambuco é um dos maiores pólos da produção cinematográfica do Brasil e, para celebrar a contribuição do Estado para a sétima arte brasileira, o Canal Brasil preparou uma mostra especial com grandes nomes pernambucanos que encantam as telonas. De quinta (10/11) a sexta (18/11), sempre à 0h30, serão exibidos nove filmes repletos de talentos nascidos no estado. Entre os sucessos da seleção estão o inédito "Seguindo Todos os Protocolos" (2020), de Fabio Leal; além dos premiados "Carro Rei" (2021), de Renata Pinheiro; "Bacurau" (2019), de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho; "Divino Amor" (2019), de Gabriel Mascaro; "Azougue Nazaré" (2018), de Tiago Melo; "Tatuagem" (2013), de Hilton Lacerda; e "Era uma Vez, Eu, Verônica" (2012), de Marcelo Gomes. Os clássicos do cinema nacional "Baile Perfumado" (1997), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, e "Amarelo Manga" (2003), de Cláudio Assis, também estão na lista.

Além dos filmes, voltam para a programação do canal duas séries pernambucanas, ambas dirigidas por Lacerda: "Lama dos Dias" (2017) e "Fim do Mundo" (2016) . Os sete episódios de "Lama dos Dias" vão ao ar no sábado, a partir das 22h, com um resgate da cena cultural do Recife no início dos anos 1990 e o retrato do surgimento do movimento manguebeat. A série mostra o nascimento do movimento e como ele foi capaz de mudar a história da cidade e transformá-la em uma urbe pulsante, com uma cena cultural intensa.

"Fim do Mundo" será exibida às segundas, às 22h55, a partir do dia 21 de novembro. A atração traz a história de Vitória e Cristiano, mãe e filho, interpretados pelos pernambucanos Hermila Guedes e Jesuíta Barbosa. Eles são obrigados a voltar a Desterro, cidade que ela classifica como “fim do mundo” e acabam tendo contato com mistérios relacionados à família. Cada um dos cinco episódios é inspirado em um conto escrito por um autor nordestino.

FILMES

Baile Perfumado (1997) (93’)
Horário: quinta, 10/11, à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Lírio Ferreira e Paulo Caldas

Sinopse: O longa desvenda os trabalhos do único dono de imagens autorizadas do cangaceiro Lampião (Luís Carlos Vasconcelos), o fotógrafo e documentarista Benjamin Abrahão (Duda Mamberti). Homem de confiança de Padre Cícero (Jofre Soares), Benjamin vivia junto ao bando e registrava as ações do grupo, no intuito de produzir um filme sobre a vida do cangaceiro e seus comparsas. O material filmado é de 1936 e no filme, 60 anos depois, essas imagens possibilitam a revisitação do sertão nordestino.

Amarelo Manga (2003) (100’)
Horário: sexta, 11/11, à 0h30
Classificação: 18 anos
Direção: Cláudio Assis

Sinopse: Recife serve de cenário para uma sucessão de curtas histórias: um açougueiro que, apesar de louvar sua mulher evangélica,mantém uma amante; a fascinação de um necrófilo pela dona de um bar; e um homossexual que sonha em conquistar o açougueiro.

Bacurau (2019) (128’)
Horário: sábado, 12/11, à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho

Sinopse: No sertão brasileiro, Bacurau acaba de perder dona Carmelita, uma moradora respeitada por todos. Logo, estranhos episódios começam a acontecer e o fora da lei Lunga é chamado para ajudar seus conterrâneos.

Carro Rei (2021) (97’)
Horário: domingo, 13/11, às 22h10
Classificação: 14 Anos
Direção: Renata Pinheiro

Sinopse: Uno é um jovem menino que tem a estranha habilidade de conversar com carros desde sua infância. Um dia, as autoridades políticas de sua cidade passam uma lei que pode fazer com que a empresa de seu pai venha a falir. Com a proibição da circulação de carros antigos nas ruas da cidade, Uno recorre ao seu melhor amigo de infância: um carro. Junto com seu tio, Uno transformará um simples automóvel no Carro Rei - um carro que pode falar, ouvir e ter sentimentos.

Seguindo Todos os Protocolos (2020) (74’)
INÉDITO
Horário: segunda, 14/11, à 0h30
Classificação: 18 Anos
Direção: Fabio Leal

Sinopse: Chico (Fábio Leal) está sozinho em seu apartamento, e vive cada dia imerso em marasmo e ansiedade, durante a pandemia. Em sua solidão, é cada vez mais tomado pelo desejo do contato humano, e, em especial, do sexo. Disso, nascem formas alternativas de reencontros, e a procura de uma maneira de tocar outras pessoas com segurança. O longa aborda a solidão do isolamento social na fase mais aguda da pandemia de Covid 19.

Azougue Nazaré (2018) (82’)
Horário: terça, 15/11, à 0h30
Classificação: 14 anos
Direção: Tiago Melo

Sinopse: Em uma cidade do interior, em meio aos canaviais, um grupo de pessoas vive suas vidas, suas tensões, seus desafios, seus sonhos e também rituais fantásticos à espera da chegada dos dias de festa.

Divino Amor (2019) (101’)
Horário: quarta, 16/11, à 0h30
Classificação: 18 anos
Direção: Gabriel Mascaro

Sinopse: O Brasil vive uma nova era em 2027. O carnaval foi substituído por festas gospel. A tecnologia avançou para possibilitar um estado hi-tech, mas os fins dados ao progresso são temerosos. Agora, scanners são capazes de dizer o estado civil de uma pessoa, existem exames expressos de DNA e igrejas em estilo drive-thru. A burocracia

neopentecostal e suas incoerências estão representadas na figura de Joana (Dira Paes), uma funcionária pública que utiliza seu trabalho para convencer casais que desejam o divórcio a continuarem juntos. O casamento com Danilo (Julio Machado) é perfeito, exceto pela falta de um filho que, apesar de diversas tentativas, teima em não vir. A fé de ambos, no entanto, sofre um golpe duro quando o casamento entra em crise e as novas liturgias são questionadas.

Era uma Vez, Eu, Verônica (2012)(109’)
Horário: quinta, 17/11, à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Recém-formada em medicina, Verônica atravessa um momento crucial em sua vida e questiona sua escolha profissional, seus laços afetivos e sua capacidade de lidar com a vida nova.

Tatuagem (2013) (110’)
Horário: sexta, 18/11, à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Hilton Lacerda

Sinopse: Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

SÉRIES

Lama dos Dias (2017) (7x25’)
Direção: Hilton Lacerda
Horário: sábado, 19/11, a partir de 22h
Classificação: 16 anos

Sinopse: A série resgata um pouco da história de Recife no fim do século passado para mostrar o contexto responsável pelo nascimento do manguebit. Longe dos grandes centros e em um momento de crise após a redemocratização, Recife presenciou uma verdadeira ebulição nos mais diversos campos da cultura. A atração mostra os detalhes desse período a partir de dois núcleos principais; a trajetória da banda Psicopasso, um conjunto cuja sonoridade mescla a agressividade do rock com a batida do maracatu, e um grupo de amigos de uma universidade insatisfeitos com o sistema e frequentadores da cena musical local. Com um elenco formado por atores amadores -- complementado pela participação especial de Maeve Jinkings --, o programa mostra como surgiu, da lama, uma geração consistente de artistas nacionais.

Fim do Mundo (2016) (5x45’)
Direção: Hilton Lacerda
Reestreia: segunda, 21/11, às 22h55
Horário: segunda, às 22h55
Alternativos: quintas, às 4h; e segundas, à 1h15
Classificação: 16 anos

Sinopse: Na tentativa de recomeçar a vida ao lado do filho Cristiano (Jesuíta Barbosa), que acaba de sair da cadeia, Vitória (Hermila Guedes) retorna a Desterro, sua cidade natal. Lá, ela é obrigada a se submeter às regras questionáveis de Balbino (Alberto Pires), seu irmão mais velho e intransigente.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato