Canal Brasil exibe o inédito "Casa de Antiguidades" seguido do episódio de "O País do Cinema" com os atores Antonio Pitanga e Ana Flávia Cavalcanti, quinta, dia 10

Divulgação

O Canal Brasil vai exibir, no dia 10 de novembro, às 22h25, o longa inédito "Casa de Antiguidades", de João Paulo Miranda Maria, coproduzido pelo canal, e, na sequência, o segundo episódio da sétima temporada de "O País do Cinema", como parte da programação do Mês da Consciência Negra. O programa, apresentado por Andréia Horta, recebe os atores Antonio Pitanga e Ana Flávia Cavalcanti, que trazem suas visões e opiniões sobre o cinema contemporâneo, o papel de "Casa de Antiguidades" na história do cinema brasileiro e a representatividade de atores negros no mercado audiovisual.

O filme conta a história de Cristóvão (Pitanga), que vai trabalhar em uma fábrica de laticínios no Sul do Brasil onde sofre diversos tipos de preconceitos e discriminações. O personagem é colocado em uma realidade que em nada condiz com a do Brasil conhecido por ele, inclusive por conta da língua que seus patrões falam, pouco compreendida por Cristóvão. Um dia ele encontra uma casa abandonada repleta de objetos que o reconectam com as suas raízes. O longa é um retrato da solidão e do reconhecimento de Cristóvão por sua ancestralidade.

Na entrevista ao "O País do Cinema", Pitanga e Ana Flávia relatam histórias de representatividade e falam sobre a importância do filme para a cena do audiovisual no Brasil atual: "Sou uma mulher negra, minha mãe é negra, sou filha de uma trabalhadora doméstica, que me criou fazendo faxina a vida inteira. Não tinha livro na minha casa. Tinham outras tantas belezas, mas não nesse sentido. Então fico bastante honrada de estar nesse programa hoje, porque sou uma atriz brasileira e levei muito tempo da minha vida para conseguir dizer isso. Todas as mulheres da minha família já foram empregadas domésticas e todas têm a mesma história", conta Ana Flávia.

Já Pitanga acumula mais de 60 anos de carreira e foi um dos precursores dessa trajetória de representatividade. Abriu espaço para as novas gerações e marcou a dramaturgia com papéis icônicos. Para o ator, o papel em "Casa de Antiguidades" tem uma representação muito forte: "Esse personagem, o Cristóvão, é o Pitanga que não deu certo. Ele é negro, é nordestino, tem toda uma invisibilidade e sofre muito preconceito. E é de uma riqueza enorme. E a relação dele com os bichos é especial. No filme eles são como amigos, afinal, ele também vai para o matadouro", afirma.

Casa de Antiguidades (2022) (91’)
INÉDITO
COPRODUÇÃO
Horário: Quinta, 10/11, às 22h25
Classificação: 16 anos
Direção: João Paulo Miranda Maria

Sinopse: Cristóvão (Antonio Pitanga) começa a trabalhar em uma moderna fábrica de laticínios no sul do Brasil. Ele não se identifica com a cultura local e com as pessoas, além de sofrer preconceito dos moradores da cidade. Um dia, ele descobre uma casa abandonada repleta de objetos que o lembram de suas origens. Aos poucos, Cristóvão vai se instalando pela casa e reconectando-se com sua ancestralidade. Curiosamente, mais objetos começam a aparecer sem explicação, como se o lugar tivesse vida própria.

O País do Cinema
INÉDITO
Episódio: Casa de Antiguidades 
Horário: Madrugada de quinta (10/11) para sexta (11/11), à 0h
Rebatidas: Sábado, 12/11, às 13h; e domingo, 13/11, às 6h30
Classificação: Livre

Sinopse: Andréia Horta comanda um mergulho na história do cinema brasileiro, diretores, atores, produtores e técnicos são entrevistados e colocam em pauta uma abordagem crítica e informativa da produção nacional.

Neste episódio: Antonio Pitanga e Ana Flavia Cavalcanti, atores de “Casa de Antiguidades”, comentam a abordagem do filme, que trata de um ódio racial presente a todo o instante na realidade brasileira.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato