Discovery e discovery+ estreiam documentário original ''Cartas Marcadas'' no Dia da Consciência Negra

Divulgação

No domingo, 20 de novembro, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o Discovery e o discovery+ estreiam CARTAS MARCADAS, uma coprodução entre a Warner Bros. Discovery e a Trip Filmes. Na TV a estreia acontece às 18h e no streaming o documentário fica disponível no mesmo dia.

Com uma hora de duração e narração da atriz Camila Pitanga, CARTAS MARCADAS coloca em discussão a ideia de uma suposta democracia racial brasileira ao documentar a falta de equidade no mercado de trabalho vivenciada por três jovens profissionais negros. A equipe de produção do documentário, liderada pela diretora Karol Maia, é formada predominantemente por profissionais negros.

A proposta central é acompanhar três jovens profissionais que estão em momentos diferentes de suas carreiras: Merielen Silva Albuquerque, Matheus Silva e Lucas Biano. Ela tem 22 anos e está no último semestre da faculdade de medicina veterinária; aos 26 anos, Matheus é formado em Publicidade e Propaganda e está em busca de rotas para ascensão na carreira; Lucas, também aos 22 anos, é formado em Jogos Digitais e está desempregado há dois anos.

É por meio de suas histórias e da experiência real de cada um deles que o documentário evidencia a maneira como o racismo estrutural influencia o mercado de trabalho e incide sobre a vida de pessoas negras. O documentário mostra como esses jovens procuram por oportunidades no mercado de trabalho e como são suas relações nele e com ele.

As falas dos três jovens e de suas respectivas famílias revelam sonhos, alegrias, medos, ansiedades que a maioria dos jovens vivencia enquanto procura trabalho. No entanto, para os três há um fator social que transforma o ingresso no mercado de trabalho e a consolidação da carreira em uma luta contra o racismo estrutural, contra os vícios perniciosos de uma sociedade que tende a estigmatizar corpos negros e contra a falsa ideia de mérito como grande fator para as conquistas.

Além deles, colaboram especialistas como Antônio Carlos Billy Malachias, professor e pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro – NEINB/USP, Fabiana Villas Boas, psicanalista especializada em Relações Raciais e Débora Paulino, médica veterinária e membro do coletivo Afrovet. Nos bastidores, o cineasta, antropólogo, pesquisador, roteirista e produtor Emílio Domingues foi um importante consultor para a Warner Bros. Discovery.

Há também profissionais do Mercado Livre, DASA e 99jobs que refletem sobre as estruturas histórico-sociais que fundam a identidade brasileira, com todas as fraturas, e sobre o dever ético da reparação que se coloca diante do mercado e das empresas. 

“Quem vem com a pele preta tem que ser estratégico desde moleque”, afirma Matheus. Ele, Merielen e Lucas sentem na rotina o impacto dos dados estatísticos: segundo o IBGE, em 2022, o maior indício de desemprego acontece na faixa etária dos 18 aos 24 anos. Por isso, o documentário indaga na voz de Camila Pitanga: “Como começar uma carreira em um país que nega a existência do racismo e prefere profissionais brancos?” e é nela que a produção responde: “Na raça”.

CARTAS MARCADAS é uma coprodução da Warner Bros. Discovery e da Trip Filmes. Cristiano Frois assina o projeto como produtor executivo pela Trip Filmes. Adriana Cechetti e Marina Pedral são as responsáveis pela área de produção e Eduardo Teixeira e Mariana Heller pela área de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato