Documentário de Míriam Leitão sobre a Amazônia é premiado no Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão

Divulgação Globo

O documentário "Amazônia na Encruzilhada", da GloboNews, conduzido por Míriam Leitão, venceu, neste domingo, dia 20, na categoria Documentário Nacional no Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão. No ano em que a sustentabilidade foi tema prioritário no debate eleitoral, a jornalista foi à Amazônia mostrar como a pecuária é indutora do desmatamento. A equipe da GloboNews esteve na cidade de São Félix do Xingu, no Pará, que emite mais gases de efeito estufa do que São Paulo, que tem a área de proteção ambiental e a terra indígena mais devastadas do Brasil e um dos maiores índices de homicídios impunes em disputa por terra no país. 
 
Alinhada à pauta ESG da Globo, a reportagem especial também encontrou resistência nos pequenos agricultores e na floresta que luta sozinha para se autopreservar. “Nossa alegria, minha e de toda a equipe, é imensa. O Festival de Cinema de Alter do Chão é de lá da Amazônia, o que aumenta o valor do prêmio para nós. Jornalista é aquele que traz uma história. Trouxemos uma história. A equipe trabalhou intensamente, a gente começava o dia antes do sol nascer. O que ninguém sabe é que esta foi a minha comemoração secreta de 50 anos de jornalismo que completei este ano. O sucesso do “Amazônia na Encruzilhada” e esse prêmio foram os meus presentes de aniversário”, comemora Míriam Leitão. 
 
Além de Míriam Leitão (apresentação e reportagem), a equipe da GloboNews - Cláudio Renato (produção e reportagem), Rafael Norton (direção, roteiro e edição), Rafael Quintão (imagens) e Jefferson Muros (áudio e iluminação) – percorreu as cidades de Belém e Marabá durante 10 dias. 
 
O documentário “Amazônia na Encruzilhada” será reexibido no próximo domingo, dia 27, às 23h, na GloboNews.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato