Globo apresenta novidades tecnológicas na cobertura da Copa do Mundo do Catar

Reprodução

Fazendo da inovação um pilar, combinando conteúdo e tecnologia, a Globo entra em campo na Copa do Mundo do Catar com uma cobertura multiplataforma e promove uma experiência imersiva na competição e em tudo que acontece antes e após os jogos, com muita interatividade. Com os direitos exclusivos para a transmissão do evento na TV aberta e por assinatura no Brasil, serão mais de 460 horas, somando sportv e Globo, além de um pacote de novidades envolvendo o Globoplay e o ge.
 
Desde a Copa da Rússia em 2018, a primeira que a Globo realizou produção remota, envolvendo cortes de câmera e mixagem de áudio no Brasil, a empresa segue em um processo de transformação contínua e cada vez mais veloz, evoluindo nesta modalidade de transmissão, gerando mais eficiência com a otimização dos recursos técnicos e alta qualidade para a audiência. Integrado a esse movimento, o Globoplay investiu nos últimos meses na ampliação da área de cobertura do sinal simulcast, que permite assistir à programação ao vivo da TV Globo e das suas afiliadas via streaming, para dar a todos os brasileiros mais uma opção de assistir à competição gratuitamente, de onde estiverem. Na Copa do Catar, fará uma transmissão alternativa por dia com o Tiago Leifert aberta para não-assinantes, que também terá exibição simultânea no sportv2 e no ge. Já os assinantes do Globoplay + Canais ao vivo terão acesso à transmissão do sportv de todos os jogos em 4K além do multiângulo, oferecendo a possibilidade de assistir a lances decisivos e polêmicos das partidas através de seis a oito câmeras com ângulos diferentes. 
 
No coração da cobertura, um estúdio especial 270º promove uma imersão na cultura catari através da “caixa mágica”. A partir de imagens de três câmeras em alta definição instaladas no Souq Waqif, tradicional mercado de Doha, são criados efeitos visuais exibidos em painéis de led ao fundo do cenário gerando a sensação de que o estúdio está realmente no local do evento. Os dois países se interligam de forma dinâmica recheando a nossa cobertura com uso intensivo de computação gráfica e com técnicas de holografia. O espaço também conta com um portal que amplia a conexão Brasil-Catar, em que os jogadores poderão atravessá-lo, a partir de projeções de imagens que utilizam a técnica de realidade aumentada. Localizado nos Estúdios Globo, na zona oeste do Rio de Janeiro, o local terá 20 horas de operação diariamente ao longo de todo o evento, sendo o cenário para os jogos da TV Globo transmitidos do Brasil e para programas como o ‘Central da Copa’ e o ‘Esporte Espetacular’ da TV Globo, e para o ‘Seleção Catar’, do sportv.
 
“Entregamos uma cobertura disruptiva a partir de soluções que impactam diretamente a experiência do usuário. Nosso objetivo é promover uma imersão dos brasileiros na Copa, fazendo com que eles se sintam dentro dos estádios e dos ambientes cataris, curtindo cada detalhe desse evento grandioso. Para isso, criamos janelas virtuais que aproximam o Brasil do Catar, dando a sensação de que estamos em Doha”, diz Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo.
 
Também conectado ao movimento de transformação digital da Globo, o ge evolui em soluções proprietárias e amplia a sua oferta interativa multiplataformas com uma cobertura 360. Um dos grandes destaques é a evolução do tradicional Tempo Real, ótima pedida para quem não puder assistir os jogos ao vivo, conseguindo acompanhar cada lance. Nele, o torcedor terá acesso às estatísticas, vídeos dos melhores momentos, cards de comemoração de gols e foto dos principais jogadores. Entre as novidades, um campo virtual mostrará ao vivo onde estão acontecendo os principais lances de cada partida. Já no ‘Você Escala’, os usuários poderão escolher entre os 26 convocados, elegendo o time ideal para cada jogo e com a opção de compartilhar nas redes sociais suas escolhas. 
 
Já o sportv, dedicará 100% da sua programação ao evento. Todos os 64 jogos serão exibidos em 4K para assinantes do Globoplay + Canais Ao Vivo e pelos serviços digitais das operadoras parceiras. Também serão transmitidos programas especiais e pré-jogos das partidas com a participação de comentaristas, jogadores, ex-jogadores e técnicos contratados especialmente para a cobertura da Copa. Assim como no Globoplay, no sportv 2 será exibida a transmissão alternativa comandada por Tiago Leifert e convidados. O canal também prepara uma divertida experiência hospedada no Roblox. Dentro do universo da ‘sportv Land’ é possível competir e conseguir moedas disputando jogos como ‘Altinha’, ‘Cabeceio’ e ‘Caça às Estrelas’; e utilizá-las ao participar de experiências como a ‘Roda-Gigante’ e comprar um lanche no ‘Food Truck’. É possível também se sentir um cinegrafista, comandando a câmera do estúdio do sportv. A interação entre os usuários do game segue no Discord, onde já existe uma comunidade criada especialmente para conversas através de voz, vídeo e texto com os amigos, desenvolvedores e outras comunidades. 
 
Outra novidade é que a TV Globo transmitirá, para a área de cobertura da cidade de São Paulo, todos os jogos da Copa em Dolby Atmos, uma experiência de áudio imersivo para os usuários que possuem um decoder de áudio e sound bar.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato