Em pesquisa sobre novos hábitos de consumo, Telecine apresenta como as emoções permeiam o público na escolha dos filmes

Divulgação

Com a pandemia, o consumo audiovisual se intensificou, a oferta se reinventou e, com isso, novos hábitos surgiram. Após esse período, o conforto e o aconchego ganharam relevância na hora de assistir a um filme, cuja escolha do título é pautada pelas sensações que cada indivíduo deseja sentir: uma fuga do mundo real, a retomada do controle do tempo e das emoções positivas, que vão de encontro às compensações esperadas ao assistir àquele título. É o que mostra a inédita “Pesquisa Gêneros e Emoções”, encomendada pelo Telecine, marca especialista em cinema, publicada na Plataforma Gente, da Globo, e realizada pelos institutos Coletivo Tsuru e Quantas, que entrevistou cerca de 1500 pessoas em agosto deste ano.

A pesquisa mostra que, em uma nova realidade, 93% das pessoas procuraram manter suas rotinas como uma forma de administrar melhor o tempo, e buscaram aconchego como forma de conectar com emoções positivas, já que o contexto externo era de medo e insegurança diante do cenário pandêmico. O material também destaca que duas a cada três pessoas ouvidas declaram ter ampliado seu interesse pelas telas em busca de lazer dentro do próprio lar e que o cenário pandêmico também impulsionou a vida nas telas e as múltiplas formas de acesso à internet e aos players.

A valorização da experiência de assistir um filme em casa também é notada durante a pesquisa, já que 84% dos entrevistados concordam que, pelos filmes terem duração definida, permitem melhor planejamento - e controle - do tempo dedicado à exibição para o público. Para os participantes, longas são “pílulas certeiras de emoções” com suas tramas com começo, meio e fim. Sobre a escolha dos títulos, são vários os elementos que influenciam na escolha, como o gênero, no topo do ranking; seguido do buzz gerado por recomendações, das feitas por amigos às que repercutem nas redes sociais, e que entrega o sentimento pós filme: o spoiler emocional; e o mood do consumidor, que reflete como ele está se sentindo antes da sessão.

O Telecine ainda mapeou os gêneros mais procurados com base no que elas desejam sentir. A cada quatro pessoas, três se sentem atraídas por estilos ligados à adrenalina, como ação, heróis e ficção-científica. Já as obras baseadas em histórias reais despertam interesse em 60% do público ouvido. Do total, 54% confirmaram que, para relaxar, preferem assistir comédias e musicais. Os fãs de suspense e terror contabilizam 52%. A lista segue com comédia romântica, filmes cults, desenhos, drama e tramas LGBTQIAP+.

Confira neste link a Pesquisa Gêneros e Emoções na íntegra.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato