'Globo Repórter’ desta sexta-feira mostra as principais curiosidades sobre o Oriente Médio

Divulgação Globo

O ápice do futebol mundial se aproxima. A Copa do Mundo deste ano, que começa no próximo dia 20, envolve uma série de ineditismos. Um deles é que será a primeira realizada no Oriente Médio. Mais precisamente no Catar, um dos países mais ricos do planeta, por conta das reservas de petróleo e gás natural. É para lá que o 'Globo Repórter' embarca nesta sexta-feira, dia 11. Em Doha desde setembro, o repórter Eric Faria mostra as curiosidades da região, a relação dos cataris com a religião islâmica e, claro, as paisagens cinematográficas do deserto.  
  
Uma das experiências de Eric foi o voo de ultraleve que realizou junto com Reem, a primeira piloto do Oriente Médio. Eles sobrevoaram o Al Bayt, estádio que receberá o jogo de abertura do Mundial, entre Catar e Equador. “A história da Reem pode ser contada de duas maneiras: por sua coragem ao romper uma tradição para fazer o que deseja; e pela forma como ela divulga o país, voando para mostrar paisagens deslumbrantes do Catar”, ressalta Eric Faria que, a partir do dia 19, estará na cola da Seleção Brasileira em busca do hexacampeonato mundial de futebol. 

Divulgação Globo

Outra história que o ‘Globo Repórter’ conta é a da tradicional corrida de camelos, animais que podem valer até 500 mil dólares e têm tratamento de estrelas de cinema. Uma das fazendas do Catar reúne alguns destes animais que, juntos, chegam a custar, aproximadamente, R$ 16 milhões. O jornalista também esteve na região desértica localizada no extremo sul do país: as areias de Khor Al-Adaid, chamadas de “mar interior” pelos cataris, fazem parte de um cenário paradisíaco. A beleza é tanta que o local está na lista provisória da UNESCO para se tornar patrimônio mundial.  

Divulgação Globo

As andanças de Eric resultaram em descobertas inusitadas. Entre elas, está um vinagre que custa o equivalente a R$ 4,8 mil. O “Giusti 100” é vendido no supermercado situado na Galeries Lafayette de Doha, uma cópia da existente em Paris, e cada frasco é numerado e pintado à mão. E a placa dourada na embalagem, que é uma caixa de madeira, é de ouro 24 quilates. O programa também mostra que, mesmo pequeno, com cerca de três milhões de habitantes, o Catar é um país com bastante história. Ele mergulhou nas águas do Golfo Pérsico, a oito metros de profundidade, onde carros velhos viraram arrecifes. Os arranha-céus típicos de Doha, que ilustram o luxo da capital catari, também estão no programa.  

Divulgação Globo

Ainda flertando com a modernidade, o Catar tem buscado ouvir as vozes femininas. A maioria das mulheres ainda são tidas como conservadoras – em virtude da religião islâmica e seus costumes rigorosos. Mas algumas já estão quebrando paradigmas. Uma delas é Shams, a primeira comerciante no Souq Waqif, tradicional mercado das cidades árabes. Sem revelar a idade, ela montou uma loja no local para vender temperos que ela mesma cria. Além disso, é dona de um restaurante que serve um dos melhores cafés da manhã da região. Shams ficou famosa pela sua comida que, de tão boa, conquistou a família do Emir, líder da nação, e a ajudou a romper o preconceito com o país. Os frequentadores são ilustres: além dos sheiks, muitos astros e estrelas, como Gisele Bündchen e David Beckham, já provaram as delícias de Shams. "A senhora Shams é muito fofa e faz questão de receber todos os clientes do restaurante, além de apresentar os temperos de criação própria. A história dela é fonte de inspiração para as demais mulheres do Catar ao verem que é possível abrir seus próprios negócios. É uma pioneira", conta o repórter enviado especial à sede da Copa.  
 
O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 11 de novembro, vai ao ar depois da novela ‘Travessia’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato