Globo reúne especialistas para discutir educação como enfrentamento à violência contra as mulheres

Créditos: Humberto Souza

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Uma batalha que envolve diferentes atores da sociedade e que pode ter na educação uma essencial ferramenta de enfrentamento. Para fomentar conversas e discussões sobre o tema, a Globo reuniu nesta terça-feira, 22 de novembro, executivos de mercado e parceiros do Terceiro Setor no evento ‘Mulheridades’ no gexperience, em São Paulo. Além de mesas de debate, o evento marcou o lançamento da quarta fase da campanha da empresa sobre o tema, com o objetivo de trazer luz ao enfrentamento do ciclo da violência de gênero, levando em conta que o comportamento violento não surge do dia para a noite. Todo esse movimento é parte da atuação estratégica da Globo, que apoia causas e iniciativas sociais relevantes para o desenvolvimento da sociedade brasileira, integrado à Jornada ESG da empresa. 

A abertura do evento e lançamento da campanha ficaram por conta da atriz Isabel Teixeira, que interpretou a personagem Maria Bruaca na novela ‘Pantanal’. A primeira mesa foi inspirada no quadro ‘Isso tem nome’, do ‘Fantástico’, que caracteriza os diferentes tipos de violência que as mulheres sofrem. Sob mediação da repórter Ana Carolina Raimundi, a atriz Isabel Teixeira, a educadora parental Elisama Santos e a diretora de Riscos e Compliance da Globo, Carol Bueno, falaram sobre o papel da educação no enfrentamento desse problema, e que são muitas as formas de educar, inclusive, por meio de conteúdos audiovisuais. ‘Educar para não-violência é revolucionário para a sociedade. Mas não é só sobre os próprios filhos, é sobre uma sociedade melhor’ disse Elisama durante a conversa. 

O filósofo e roteirista Renato Noguera também trouxe uma importante contribuição para o evento, ao falar sobre o papel do homem nesse processo e a relevância da educação como catalisadora de esperanças. A última mesa do ‘Mulheridades’, mediada pela apresentadora Laura Vicente, reuniu a fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes, a atriz e humorista Nany People e a gerente de Diversidade e Inclusão da Globo, Kellen Julio, para discutir o protagonismo feminino. ‘Gosto da palavra irmandade feminina, o conceito de que uma mulher ajuda a outra’, declarou Ana Fontes ao ressaltar a importância do apoio mútuo entre as mulheres.   

O encontro também apresentou uma intervenção artística de movimento de corpo durante a programação com a coreógrafa Tainara Cerqueira, além de uma ativação com a personagem Ladybug. 

Campanha na TV

A chamada conceitual da quarta fase da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher será veiculada na TV Globo e nos canais pagos da empresa. Abordando a educação para a não-violência, o filme retrata a agressividade a que as crianças estão expostas desde muito novas. Por serem vítimas diretas e indiretas da violência doméstica, as agressões naturalizadas nessa fase da vida produzem marcas muitas vezes irreversíveis e alimentam o ciclo que pode as transformar em adultos agressores ou coniventes com agressão.

Apesar de trazer as agressões sob o prisma do desenvolvimento de uma criança até a fase adulta, a mensagem da campanha é dirigida aos pais, responsáveis e pessoas que convivem com os pequenos e que auxiliam em sua formação. A peça traz fotos de família e amigos em momentos corriqueiros ou de celebração, num movimento que mostra a ideia de continuidade, enquanto a locução conduz para exemplos de momentos em que a criança presenciou agressões de todos os tipos ao longo da vida até, na fase adulta, passar de espectador a agressor. O objetivo é a conscientização do ciclo e a interrupção dele. 

O filme termina com a frase ‘quando uma criança cresce com a violência, a violência cresce com ela’ seguida da hashtag #JuntosContraAViolência. A peça marca a nova fase da campanha que começou em 2020, durante a pandemia, quando houve um aumento significativo nos casos de violência contra as mulheres. 

Debate do tema no conteúdo 

A Globo reforça seu compromisso com o tema fomentando iniciativas, lançando campanhas e promovendo a conscientização da população ao inserir em seus conteúdos o debate do combate à violência contra a mulher.

Atualmente, em ‘Cara e Coragem’, a abordagem de relacionamentos tóxicos, assédio moral e violência contra suas parceiras é retratada através do personagem Renan, interpretado por Bruno Fagundes. Na trama, ele é um coreógrafo da dança vertical, que em diferentes relacionamentos ao longo da história demonstra atitudes machistas e violentas. Em todas as situações costuma adotar a mesma prática: seduz, demonstra uma falsa fragilidade e depois faz com que suas namoradas sintam-se ‘culpadas’ por situações que o desagradam e transparece ciúmes excessivo. Desta forma, ele justifica sua violência verbal e física contra elas. Assim aconteceu com Lou (Vitória Bohn), Isis (Mika Makino) e, recentemente, com Jéssica (Jeniffer Nascimento).

‘Rei do Gado’, trama exibida atualmente no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, da TV Globo,  traz a história da personagem Leia Mezenga (Silvia Pfeifer), que sofria violência doméstica do amante Ralf Tortelli (Oscar Magrini).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato