''Queria colocar o livro na mão de pessoas que mudassem essa realidade'', o autor Paulo Lins é o destaque de Trace Trends

Reprodução

No Trace Trends desta semana, o apresentador João Luiz Pedrosa, mergulha nas memórias de 20 anos de lançamento do longa-metragem ''Cidade de Deus'', o segundo filme não falado em inglês mais visto do mundo, e um dos grandes representantes do cinema brasileiro no mercado internacional, em uma entrevista com Paulo Lins, autor do livro que inspirou o filme. O episódio vai ao ar nesta quinta-feira (24), às 23h20, no Multishow, e ficará disponível no streaming da Globoplay.

O livro lançado em 1997, aponta dilemas sociais da população periférica do Rio de Janeiro na perspectiva dos personagens no passado e no presente. O autor Paulo Lins faz um balanço da repercussão do livro e do curta-metragem ao longo dos anos. “Sendo bem franco, o livro não era um romance, na verdade era uma dissertação de mestrado em antropologia. Eu queria acabar com a violência, eu queria que esse trabalho científico de antropologia não fosse para o grande público, eu queria que fosse para o judiciário, para as autoridades, legislativo e para o presidente da república, na verdade para os 3 poderes. Queria colocar na mão de pessoas que mudassem essa realidade”.

Questionado sobre o que é preciso fazer para mudar a realidade de dentro das comunidades, o autor destaca. “Todo mundo sabe o que é preciso ser feito para mudar essa realidade, precisamos ter melhores distribuições de renda , temos um racismo no Brasil desde o começo contra os indígenas e contra os negros. O Brasil é um país que mais mata jovens negros e a maioria das vezes são pessoas inocentes que nunca pegaram em uma arma, que são trabalhadores ou estudantes e a policia mata [..] “Até o sistema carcerário é um problema porque você não tem recuperação, você vai pra lá acaba ficando pior entrando em uma facção criminosa e subindo na escala da criminalidade. Não é isso que a gente quer, queremos um país com equidade racial, social e com melhores distribuições de rendas é isso que precisamos”.

Baseado no livro de Paulo Lins, o filme dirigido pelo cineasta Fernando Meirelles chegou ao cinema em 2002, revelou nomes como Babu Santana, Alexandre Rodrigues, Darlan Cunha e Phellipe Haagensen. Ao TT, o intérprete do personagem “Zé Pequeno”, Douglas Silva, reflete o impacto da obra em sua carreira. “Na época o Cidade de Deus foi um filme totalmente diferente porque ninguém abordava o tema, tanto que a maioria dos atores que tinha lá não eram atores famosos, por exemplo eu que estava iniciando minha carreira. Então, esse é o diferencial do filme que começou a retratar uma realidade misturada com uma história de ficção [...] “Cidade de Deus é um clássico, hoje em dia foi um filme que abriu portas para muita gente da favela, vários produtores e diretores que vêm da mesma realidade para falar sobre diversos assuntos que tem dentro da favela”.

Ainda neste episódio contou com a participação dos atores Thiago Martins e Alexandre Rodrigues e das roteiristas Renata Andrade e Thais Pontes, autoras da série "Encantado's", a 1ª produção da Globo escrita e estrelada por artistas negros, em exibição no Globoplay.  

Com apresentação de Alberto Pereira Jr, Xan Ravelli, Ad Júnior, João Luiz Pedrosa e Kenya Sade, o Trace Trends tem, a cada semana, um episódio inédito exibido todas às quintas-feiras, no Multishow, e disponibilizado no Globoplay.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato