Seu Jorge, Paula Lima, Silvio Almeida e Graça Machel estão nos especiais da TV Cultura na Semana da Consciência Negra

Divulgação

Em celebração à Semana da Consciência Negra, a TV Cultura preparou uma programação especial dedicada à data. A partir desta sexta (18/11), diversos programas da emissora abordarão o tema, incluindo o Estação Livre, em edição especial, com plateia, que recebe Silvio Almeida, Dulce Pereira e Paula Lima; o Metrópolis homenageia os 80 anos de Milton Nascimento; o Entrelinhas fala sobre a historiadora Beatriz Nascimento; o Persona traz entrevista inédita com Leci Brandão; Seu Jorge ocupa o centro do Roda Viva; e o Negros em Foco entrevista Graça Machel, ex-primeira dama da África do Sul e ativista de direitos humanos e política.
 
Para finalizar, a Cultura exibe ainda a 20ª edição do Troféu Raça Negra, que contará com a presença de autoridades, personalidades e celebridades, na Sala São Paulo, numa realização da Universidade Zumbi dos Palmares e da ONG Afrobras.
 
Confira abaixo os destaques da programação especial:
 
Sexta-feira (18/11)

- Metrópolis - Consciência Negra é também a celebração das pretas e pretos. A edição evoca a data com a celebração do Bituca, Milton Nascimento. Através de acervos de imagens, depoimentos de amigos, artistas, experts em música, e uma peça musical que o homenageia, o Metrópolis faz um programa especial pelos 80 anos do irreverente Milton Nascimento e toda sua contribuição para a música brasileira. Participam da atração a jornalista Maria Dolores, o ator Thiago Barbosa que vive Milton Nascimento nos palcos e Dennis Carvalho, diretor da adaptação. Com apresentação de Adriana Couto e Cunha Jr., o programa vai ao ar a partir das 19h20.

Créditos: Nadja Kouchi

- Estação Livre -- O programa celebra o Dia da Consciência Negra com luta, conscientização, mas também com muita alegria, já que este é um dos legados do povo preto. O filósofo Silvio Almeida, integrante da equipe de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, nas áreas de Direitos Humanos, e a ex-diplomata e integrante do Movimento Negro Unificado Dulce Pereira conversam com Cris Guterres sobre as expectativas em relação às políticas públicas para a população negra em 2023 e contam também um pouco da história desse dia de luta. E para fazer a trilha sonora desse especial, que pela primeira vez conta com plateia, o Estação Livre recebe a cantora e compositora Paula Lima, que completa 20 anos de carreira. Vai ao ar a partir das 22h.
 
- Entrelinhas - Para marcar a data, a edição homenageia Beatriz Nascimento (1942-1995), historiadora sergipana que realizou de forma pioneira pesquisas sobre os quilombos como sistemas alternativos à estrutura escravista, com potencial continuidade em favelas. Com apresentação de Manuel da Costa Pinto, vai ao ar às 20h.
 
Domingo (20/11)
 
- Persona - A edição homenageia a cantora e compositora Leci Brandão que fala sobre sua vida e carreira. Apresentado por Atilio Bari e Chris Maksud, o programa vai ao ar a partir das 21h.

Segunda-feira (21/11)

- Roda Viva com Seu Jorge -- O cantor, compositor e multi-instrumentista Seu Jorge estará no centro do Roda Viva, ao vivo, a partir das 22h. No programa apresentado por Vera Magalhães, o artista irá falar sobre sua carreira e outras questões importantes, como racismo.

Divulgação/Lara Asano

Terça-feira (22/11)
 
- Negros em Foco -- O apresentador José Vicente faz a primeira entrevista internacional do programa com a ex-primeira dama da África do Sul e ativista de direitos humanos e política Graça Machel, casada com Nelson Mandela, primeiro presidente negro sul-africano. Temas importantes serão falados na edição, como a posição da mulher na sociedade, educação é a evolução e fome no mundo. Vai ao ar a partir das 23h30.

Sexta-feira (25/11)
 
- 20ª edição do Troféu Raça Negra - Com a presença de autoridades, personalidades e celebridades, a 20ª edição do Troféu Raça Negra, realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, encerra com uma festa de gala na Sala São Paulo as comemorações da Semana da Consciência Negra. A cerimônia contará com a entrega das estatuetas, todas douradas para comemorar a edição especial, e contará com apresentações artísticas e musicais, com companhia de dança, além de apresentações de cantores renomados. Vai ao ar a partir das 23h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato