Documentário da TV Aparecida é destaque na premiação da OAB-RS

Divulgação Arquivo Pessoal/Camila Morais

O excelente trabalho feito pelo jornalismo da TV Aparecida voltou a ser reconhecido na premiação de uma importante entidade civil. Na categoria Documentário, o "Desafios da Igreja - A vida depois da fronteira" ganhou o 3º lugar no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo da OAB/RS e do Movimento de Justiça e Direitos Humanos. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (9/12), na sede da OAB/RS, em Porto Alegre.

"Desafios da Igreja - A vida depois da Fronteira", exibido pela TV Aparecida em 2021, mostra a realidade dos milhares de venezuelanos que cruzam a fronteira com Brasil em Roraima, na esperança de uma vida mais digna. E para vivenciar toda a movimentação, a equipe de reportagem da TV Aparecida, formada pela jornalista Camila Morais, o cinegrafista João Éder e o auxiliar técnico Luis Henrique Santos, foi até a cidade de Pacaraima, em Roraima - divisa com a cidade venezuelana de Santa Helena. Por lá foi mostrado como tem sido a viagem dos venezuelanos até o Brasil.

A narrativa da reportagem apresenta histórias de venezuelanos que conseguiram recomeçar a vida depois da fronteira, seja com empreendimento ou a construção da casa própria. Entre os trabalhos desenvolvidos pela Igreja, estão as ações da Cáritas para auxiliar na retirada de documentos e a inclusão socioeconômica feita pelo serviço jesuíta a migrantes e refugiados.

A reportagem premiada será reexibida pela TV Aparecida no dia 22 de dezembro, quinta-feira, às 22h30.

O prêmio

A iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul é um reconhecimento a jornalistas que se propõem a evidenciar em seus materiais a busca por direitos humanos. Nesta 39ª edição do prêmio, a temática especial aborda a intolerância, inspirados no prefácio da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), documento que no último dia 9 de dezembro completou 74 anos.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato