Guignard: filme inédito investiga trajetória do pintor falecido há 60 anos

Divulgação Curta!

A vida e a obra do pintor e professor Alberto da Veiga Guignard é tema do filme inédito ''Guignard: Mundo Sem Chão'', que estreia com exclusividade no canal Curta! no ano em que se completam 60 anos de sua morte. Descrito pelo curador e historiador da arte Paulo Herkenhoff como o “mais importante de todos os artistas brasileiros”, Guignard teve uma trajetória envolta em polêmicas, “lendas” e fatos curiosos, muito bem explorados pelo documentário — que também se preocupa em deixar clara a sua relevância para a cultura brasileira.

Conhecido por transformar superfícies diversas em telas em potencial — como portas, janelas, dosséis de cama, violões etc. —, Guignard tinha o costume de dar suas obras de presente quase que aleatoriamente. Essa generosidade e a grande quantidade de trabalhos produzidos deram margem a inúmeras tentativas de falsificação, um grande obstáculo para a catalogação de sua obra. Esse vem sendo o desafio do colecionador Max Perlingeiro e da historiadora da arte Christina Penna — dois dos entrevistados do longa.

O diretor Marcos Guttmann coleta esses e outros relatos que vão dando pistas que ajudam a desvendar a trajetória de Guignard: o jornalista Marcelo Bortoloti, autor da biografia "Anjo Mutilado", fala sobre as histórias românticas e familiares do artista; o jornalista e crítico Frederico de Moraes, a ex-aluna Priscila Freire e a artista plástica Yara Tupinambá abordam reportagens polêmicas sobre Guignard e contam suas versões para os fatos narrados. Além do aspecto biográfico, especialistas fazem análises que exaltam a originalidade artística, entre eles Paulo Sérgio Duarte: “Guignard é um dos momentos mais elevados da História da Arte Moderna no Brasil e, no caso das paisagens, da História de Arte Moderna do Mundo. Quem pintou o mundo sem chão? Guignard”, diz Duarte.

“Guignard: Mundo Sem Chão” é uma produção da Guerrilha Filmes viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Além da exibição na TV paga, o documentário também estará disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado através da ClaroTV+ e do site CurtaOn.com.br. A estreia é na Terça das Artes, 6 de dezembro, às 23h.

Documentário “A Sede do Peixe” retrata momentos marcantes da carreira de Milton Nascimento

Era dezembro de 1997, no Rio de Janeiro. O cantor e compositor Milton Nascimento juntou amigos de uma vida e parceiros de música para o especial “A Sede do Peixe” — entre eles, Caetano Veloso, Alcione, os membros da banda Skank e Gilberto Gil.

Esses encontros resultaram em momentos inesquecíveis que marcaram a carreira de Milton. Tudo foi registrado pelas lentes dos diretores Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor em um documentário que leva o mesmo nome do especial e acabou por se tornar uma verdadeira relíquia da cultura brasileira — sobretudo agora que Bituca se despediu dos palcos. A exibição é na Segunda da Música, 5 de dezembro, às 21h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 5/12

21h – “A Sede do Peixe” (Documentário)

Em dezembro de 1997, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor mineiro Milton Nascimento juntou amigos e parceiros de carreira no especial “A Sede do Peixe”. Participaram da produção os convidados Caetano Veloso, Alcione, os músicos da banda Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil. A obra é uma relíquia cultural, retratando momentos inesquecíveis, muitas vezes descontraídos, na carreira de um dos maiores ícones da MPB. Direção: Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor. Duração: 55 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 6 de dezembro, terça-feira, às 01h e às 15h; 7 de dezembro, quarta-feira, às 09h.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 6/12

23h – “Guignard: Mundo Sem Chão” (Documentário)

No ano em que se completam 60 anos da morte do pintor Alberto da Veiga Guignard, o diretor Marcos Guttmann reúne especialistas, colecionadores e ex-alunos do artista no documentário “Guignard: Mundo Sem Chão”, para descreverem a importância e atualidade de sua arte e os obstáculos que ele enfrentou na vida. Direção: Marcos Guttmann. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 7 de dezembro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 8 de dezembro, quinta-feira, às 11h; 10 de dezembro, sábado, às 16h30; 11 de dezembro, domingo, às 23h.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) –7/12

21h – “Cineastas” (Série) - Episódio: “Lúcia Murat”

O cinema-guerrilha de Lúcia Murat — que realizou seus filmes sob inspiração de sua própria vida como militante — é analisado e comentado por sua filha Julia Murat, pelo crítico Pedro Butcher e pelos atores Irene Ravache, Caio Blat, Caco Ciocler e Marisa Orth. Diretor: Hermes Leal. Duração: 45min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 8 de dezembro, quinta-feira, às 01h e 15h; 9 de dezembro, sexta-feira, às 9h; 10 de dezembro, sábado, às 11h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 8/12

22h20 – "Cacaso na Corda Bamba” (Documentário)

Filho de uma família rural, Antônio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida, transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Diretores: José Joaquim Salles e Ph Souza. Duração: 88 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de dezembro, sexta-feira, às 02h20 e às 16h20; 10 de dezembro, sábado, às 12h45; 11 de dezembro, domingo, às 21h25.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 9/12

23h – “Depressão, uma epidemia mundial?” (Documentário)

O documentário investiga a natureza global e o potencial epidêmico da depressão, de um ponto de vista social, desafiando a noção individual que se tem deste fenômeno. O filme busca reunir visões originais e inovadoras sobre o assunto a partir de depoimentos de sociólogos, filósofos, assistentes sociais e neuropsiquiatras, a fim de analisar o contexto que estaria criando um terreno fértil para a depressão. Através de uma viagem ao redor do mundo, cria-se a possibilidade de uma reflexão global sobre as características próprias de nossa era. Direção: Michele Dominici. Duração: 52 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 10 de dezembro, sábado, às 03h; 11 de dezembro, domingo, às 15h; 12 de dezembro, segunda-feira, às 17h; 13 de dezembro, terça-feira, 11h.

Sábado, 10/12

20h – “Estados da Arte” (Série) – Episódio: “Oralidades/Sonoridades”

Para além do modernismo da Semana de 22 e do concretismo da década de 1950, os artistas em atividade no Norte e Nordeste do Brasil nunca deixaram de produzir uma arte potente que dialoga com o seu entorno e com o mundo. Esta série propõe uma releitura da arte brasileira a partir das singularidades produzidas nessas regiões. Neste episódio, são abordadas novas formas de narração: o repente deixa as ruas e praças e se instala no Youtube e nos podcasts. Para mostrar esse cenário, a série entrevista os artistas Almério, Isabela Moraes, Alcione Alves, Paulet Lindacelva, Tercio Araripe e José Lourenço Gonzaga. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de dezembro, domingo, às 10h.

Domingo, 11/12

19h20 – “Batismo de Sangue” (Ficção) 

Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar no final dos anos 1960. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. O roteiro é uma adaptação do livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti. Diretor: Helvécio Ratton. Duração: 110 min. Classificação: 14 anos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato