Jornal da Cultura apresenta Retrospectiva 2022 neste sábado

Reprodução

O Jornal da Cultura apresenta neste sábado (24/12), uma retrospectiva do ano de 2022 no âmbito político e econômico, além de falar sobre a crise na saúde e o cenário de guerra internacional. Com apresentação de Rodrigo Piscitelli, acompanhado na bancada por Paulo Saldiva, médico patologista e professor-titular da Faculdade de Medicina da USP, e Marco Antonio Villa, historiador e YouTuber, a edição vai ao ar a partir das 21h, na TV Cultura.

Um dos destaques da edição é as eleições no Brasil. Analistas políticos e historiadores consideram que a eleição presidencial deste ano foi a mais importante desde a redemocratização. Pela primeira vez, duas pessoas que já tinham passado pela Presidência da República disputaram o Palácio do Planalto. Um segundo ineditismo ainda marcou a campanha: foi a única vez que um candidato à reeleição não conseguiu a maioria dos votos.

Na área da economia, o Jornal da Cultura mostra que 2022 foi marcado por uma recuperação da economia brasileira. Mas o avanço, que permitiu a melhora no mercado de trabalho, ainda que às custas do emprego informal, foi resultado de medidas de caráter eleitoreiro. Com o objetivo de garantir um novo mandato para Jair Bolsonaro, o governo lançou mão de um arsenal para abrir as torneiras dos cofres públicos.
 
Já a saúde no Brasil e no mundo viveu um misto de medo e de esperança este ano, com surtos, novas variantes, crianças se vacinando e corte no orçamento.
 
Por fim, a Retrospectiva 2022 relembra que o mundo voltou a se horrorizar e a sentir os impactos de uma guerra. Desde fevereiro, quando o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o primeiro ataque à Ucrânia, centenas de milhares de pessoas já foram mortas ou feridas.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato