MUBI adquire versão restaurada de Pixote, A Lei do Mais Fraco

Divulgação

Distribuidora global, produtora e serviço de streaming com curadoria, a MUBI anuncia a aquisição da versão recém-restaurada de Pixote, A Lei do Mais Fraco, considerado um marco no cinema brasileiro dos anos 1980. O drama tem direção de Hector Babenco e traz no elenco Marília Pêra, Jardel Filho, Rubens de Falco, Elke Maravilha, Tony Tornado, Beatriz Segall e Ariclê Perez.

Já disponível na MUBI em alguns países, Pixote, A Lei do Mais Fraco chega à plataforma no Brasil no segundo semestre de 2023. Baseado no livro Infância dos Mortos, de José Louzeiro, o longa acompanha um grupo de meninos desde os horrores de um reformatório até sua fuga para as ruas de São Paulo, e gira em torno do órfão Pixote, de 11 anos - interpretado pelo então estreante Fernando Ramos da Silva. Abandonados por quem deveria protegê-los, os garotos são forçados a sobreviver com as únicas atividades econômicas abertas para eles: sexo e drogas.

Indicado ao Golden Globes como melhor filme estrangeiro em 1982, Pixote, A Lei do Mais Fraco recebeu sete prêmios em festivais internacionais, entre eles o Leopardo de Prata, em Locarno, em 1981, e uma menção honrosa em San Sebastián, também em 1981.

O filme foi restaurado pelo World Cinema Project, da The Film Foundation – criada por Martin Scorsese -, e Cinemateca di Bologna, na L’Immagine Ritrovata, em associação com HB Filmes, Cinemateca Brasileira e JLS Facilitações Sonoras. A restauração foi financiada pela Hobson/Lucas Family Foundation.

O restauro de Pixote, A Lei do Mais Fraco integra o projeto Memória Hector Babenco, da HB Filmes, para recuperar toda a obra do cineasta, falecido em 2016. Aprovado pelo MINC, o projeto audiovisual prevê a recuperação de mais sete longas-metragens do diretor, realizados entre 1975 e 2007: O Rei da Noite (1975); Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia (1977); Brincando nos Campos do Senhor (1990); Coração Iluminado (1998); Carandiru (2003) e O Passado (2007).

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato