O País do Cinema lança quatro episódios inéditos no mês de dezembro

Divulgação

A nova temporada de "O País do Cinema", do Canal Brasil, continua com episódios inéditos e o mês de dezembro está recheado de conversas sobre filmes marcantes do cinema nacional. No programa, Andréia Horta recebe realizadores de produções brasileiras em papos que revelam curiosidades e bastidores das obras abordadas. Na próxima quinta, dia 8 de dezembro, a apresentadora conversa com o ator Chico Diaz e o diretor Vinícius Reis sobre "Homem Onça" (2021). No dia 15, Andréia fala sobre "Noites de Alface" (2021) com os atores Everaldo Pontes e João Pedro Zappa. Na semana seguinte, dia 22, é a vez da diretora Renata Pinheiro e do ator Luciano Pedro Jr contarem sobre a produção de "Carro Rei" (2021). Para fechar o mês, no dia 29, o diretor Camilo Cavalcante e o ator Fernando Teixeira conversam com Andréia sobre o longa "King Kong en Asunción" (2020).

Chico Diaz e Vinícius Reis falam sobre como nasceu a história do filme "Homem Onça" (2021), a construção do personagem de Diaz e também a importância do cinema nacional contar histórias sobre o povo brasileiro. “Fazer cinema está na minha pele, na minha musculatura, há muito tempo. Eu acho que a imensidão e a riqueza do nosso patrimônio audiovisual, não só o já visto e percorrido, mas o que está por vir, é fundamental para a manutenção dessa leitura de um povo como o nosso. Ou seja, toda a cosmogonia indígena da Amazônia, dos ribeirinhos, toda a fronteira que temos com os irmãos hispânicos, todas as questões históricas nessas regiões que nunca foram tocadas ainda. Nesse sentido, fazer cinema é uma ferramenta fundamental de manutenção da autoestima, pra gente ver como nós somos belos e pujantes”, diz Chico Diaz. 

Em "Noites de Alface", Everaldo Pontes é o protagonista Otto e João Pedro Zappa vive o farmacêutico Nico. Além de contarem sobre os bastidores das filmagens em Paquetá e de inspirações para seus personagens, os atores valorizam o trabalho de Zeca Ferreira, diretor do longa. "O trato que ele dá ao ator, eu fiquei encantado. Foi uma das experiências mais humanas que eu tive no cinema, o Zeca olha muito para você e eu via isso como uma espera, uma espera do personagem, e o Otto tem muito de mim", comenta Everaldo na entrevista. 

Andréia abre o programa sobre "Carro Rei" definindo o filme como "um delírio em quatro rodas, sobre o solo do Brasil real. A distopia do Brasil recente, contada a partir de um símbolo do capitalismo: o carro". No longa, Uno, vivido por Alexandre Lima, se comunica com carros e, por questões de força maior, transforma um veículo que é seu companheiro desde a infância, em um Carro Rei, que fala, ouve e tem sentimentos, podendo até se apaixonar. A  diretora Renata Pinheiro conta que a inspiração para esse e todos os seus filmes é o cotidiano e as situações que acontecem em sua vida. "O Carro Rei nasce de um momento de transformação das cidades brasileiras, quando houve um boom de veículos e parecia que as cidades eram construídas para os carros, os veículos tinham mais direitos que os pedestres. Eu comecei a entender aquilo como uma distopia, como se os carros fossem os verdadeiros donos da cidade… E foi daí que surgiu a ideia do filme", conta. 

Para fechar o mês de dezembro, Andréia recebe, em um episódio cheio de emoção, Camilo Cavalcante e Fernando Teixeira, diretor e ator, respectivamente, do longa "King Kong em Assunción", que aborda a história do resgate do passado de um velho matador de aluguel. No filme, o personagem interpretado por Andrade Júnior comete o seu último assassinato e se refugia na Bolívia antes de sair em busca de sua filha, que nunca o conheceu, no Paraguai. "Esse filme nasceu de um encontro com o Andrade Júnior, em um festival de curtas metragens, em 2007. Em uma brincadeira ele fez a performance do homem gorila, eu achei tão impactante que achei interessante criar uma narrativa", conta Camilo. Segundo o diretor, o grande barato do filme é o perfeito jogo de combinações entre as camadas literária, sonora e visual do filme, que teve um orçamento baixo e foi rodado em apenas quatro semanas.

Os programas serão exibidos no Canal Brasil sempre na madrugada de quinta para sexta-feira, à 0h.

O PAÍS DO CINEMA
Episódio: Homem Onça
Horário: Madrugada de quinta (08/12) para sexta (09/12), à 0h
Rebatidas: Sábado, 10/12, às 13h; e domingo, 11/12, às 6h30
Classificação: Livre

O PAÍS DO CINEMA
Episódio: Noites de Alface
Horário: Madrugada de quinta (15/12) para sexta (16/12), à 0h
Rebatidas: Sábado, 17/12, às 13h; e domingo, 18/12, às 6h30
Classificação: Livre

O PAÍS DO CINEMA
Episódio: Carro Rei
Horário: Madrugada de quinta (22/12) para sexta (23/12), à 0h
Rebatidas: Sábado, 24/12, às 13h; e domingo, 25/12, às 6h30
Classificação: Livre

O PAÍS DO CINEMA
Episódio: King Kong em Assunción
Horário: Madrugada de quinta (29/12) para sexta (30/12), à 0h
Rebatidas: Sábado, 31/12, às 13h; e domingo, 01/01, às 6h30
Classificação: Livre

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato