TV Brasil presta tributo a Pelé, Rei do Futebol, com dois especiais

Divulgação

Para homenagear Edson Arantes do Nascimento, conhecido internacionalmente como Pelé, que faleceu nesta quinta (29), a TV Brasil apresenta duas produções temáticas. Em reverência ao Rei do Futebol, a emissora pública altera sua programação para apresentar um documentário sobre a vida do astro, às 22h30. Na sequência, destaca o episódio "Museu Pelé", atração da série Conhecendo Museus.

Ídolo do esporte e considerado o Atleta do Século, uma das muitas honrarias conquistadas pelo consagrado tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, Pelé ganha tributo do canal com a exibição do filme "Pelé - A Origem". A produção conta a história do jogador desde a infância no interior mineiro. 

A película revela a trajetória do menino natural de Três Corações que decide superar todos os limites impostos pelo racismo e se torna o primeiro ícone global de pele negra. O craque ultrapassa as fronteiras do Brasil para ser reconhecido e amado por toda a humanidade.

Com direção de Luiz Felipe Moura, o doc resgata os primeiros passos no esporte do jovem que sonhava em jogar futebol. A atração especial programada para esta noite combina registros históricos e encenações de passagens marcantes da carreira de Pelé até se tornar o célebre Rei do Futebol.

Em seguida, a TV Brasil visita uma instituição que reúne objetos e relíquias sobre a vitoriosa carreira de Pelé. O programa Conhecendo Museus vai até Santos mostrar um espaço que guarda as memórias da história do futebol brasileiro retratada a partir do legado deixado pelo principal nome do futebol mundial.

Artilheiro do Santos e responsável pela mística da eterno camisa 10 da Amarelinha, Pelé é tema do terceiro episódio da quarta temporada do seriado. A produção percorre todas as instalações do museu situado no litoral paulista que leva o nome do ídolo do velho esporte bretão.

Organizado em três espaços, o edifício do Museu Pelé é formado pelo bloco central que contempla a entrada, duas lojas, café e sanitários. No bloco 1, maior dimensão do lugar, há uma área para exposições temporárias e auditório em forma de esfera com 12 metros de diâmetro e capacidade para 80 lugares.

Já o bloco 2, também com um amplo espaço, encontra-se o acervo de Pelé. O memorial reúne objetos pessoais, troféus, fotos, vídeos, documentos e material impresso - jornais, revistas, livros, pôsteres e cartazes.

Pelé é a personalidade esportiva do futebol brasileiro que mais influenciou o esporte tanto no país quanto no exterior. A sua trajetória nos gramados tem um vasto espaço na entidade para mostrar curiosidades sobre a repercussão de sua arte dentro e fora de campo.

O homenageado foi um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol, com três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e dois títulos mundiais pelo Santos Futebol Clube. O nome de Pelé também está atrelado ao carisma, à simpatia, ao fim de guerras e aos bons exemplos para as futuras gerações.

No Museu Pelé, o público pode conhecer mais de 2.500 peças relacionadas à história do craque. Entre os itens mais importantes da exposição, está a Bola de Ouro especial que o atleta recebeu na festa de gala da Fifa em janeiro de 2014.

Na área interativa, uma baliza virtual recebe cobranças de pênaltis dos turistas e contabiliza a velocidade da bola no momento do chute para o gol. A sala "Linha do Tempo" revela toda a infância e a trajetória esportiva do ex-jogador.

A exposição temática "Quatro Copas e Um Rei" ocupa toda a área dos mezaninos e conta a história dos Mundiais que o camisa 10 da seleção jogou. A área tem relíquias que retratam as participações de Pelé nas campanhas de 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1966 (Inglaterra) e 1970 (México). Com sua disposição e alegria, o ídolo do clube alvinegro praiano promoveu a difusão do futebol e levou as cores verde e amarela do Brasil aos quatro cantos do mundo.

A história da vida de Pelé no futebol também pode ser contada pelos próprios visitantes. Qualquer pessoa que possuir um objeto, documento, foto ou filme que remeta a algum momento marcante da vida ou da carreira de Pelé, pode fazer uma doação oficial ao museu e permitir que os itens sejam vistos por milhões de interessados de todas as partes do mundo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato