TV Cultura exibe especial com vencedores do Festival MegaCities Short Docs

Divulgação

Nesta quinta-feira (22/12), às 23h, a TV Cultura exibe um especial com os vencedores do Mega Cities Short Docs, festival de curtas metragens que revela iniciativas sustentáveis ​​nas maiores cidades do mundo. 
 
O MegaCities destaca, através da produção audiovisual, iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo. É válido para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes, (530 no mundo, 17 no Brasil), incluindo as megacidades. Lançado há 8 anos, em Paris, o festival chegou ao Brasil numa parceria do Portal e a marca São Paulo São com a ONG Métropole du Grand Paris e a Film4 Sustainable World. 

Ao dar voz a quem luta diariamente por cidades mais resilientes e mais justas, esses documentários traçam um retrato das principais questões urbanas atuais e futuras. Para os realizadores, as mudanças climáticas e as desigualdades sociais não são mais uma fantasia. Coleta de lixo, comunidades lutando contra urbanização sem limites e defesa da dignidade humana são todas iniciativas cidadãs, cujas mensagens e ideias devem ser ouvidas e compartilhadas.
 
São resultados da avaliação da primeira edição no Brasil e da oitava competição internacional. O curta brasileiro “Ecocidade – A cidade precisa de você", de Pedro Urano, ficou entre os melhores curtas nas duas edições.
 
A 8ª edição do festival e o Brasil

No Brasil, o Festival recebeu mais de 80 inscrições de inúmeras cidades do país no período de maio a outubro de 2022.

O São Paulo São e a TV Cultura se associaram para a promoção do Festival no Brasil e para exibir um especial sobre o tema no próximo dia 22 dezembro, às 23h, dando início a uma série de programas com foco em questões urbanas sustentáveis e de impacto social, em parceria com o MegaCities ShortDocs, a ONG Métropole du Grand Paris e a Film 4 Sustainable World.

O Júri do São Paulo São, que lidera a iniciativa no Brasil, avaliou os concorrentes em cinco categorias. Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante e aqueles que se destacaram ao traduzir os assuntos: Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 minutos e Melhor Iniciativa Urbana.
 
O curtas foram avaliados por um time de especialistas e convidados ligados ao tema: Ana Darce, consultora de marketing; Mauro Calliari, administrador de empresas e colunista da Folha de S.Paulo; James Scavone, publicitário e sócio-diretor da Da Vinci; André Duek, professor da ESPM; Chantal Brissac, jornalista e criadora do site Pró Coletivo; Adonis Alonso, jornalista especializado em marketing e publisher do Blog do Alonso; Paula Cavalcanti, diretora de produção da TV Cultura; Ricardo Martirani, diretor audiovisual; Paula Lieff, coordenadora de comunicação e Andrea Merkel, coordenadora de relacionamento e a apoio às empresas da Câmara de Comércio França - Brasil; e Maurício Machado, sócio-diretor do São Paulo São.

Os vencedores que serão exibidos na TV Cultura
 
Melhor Curta
 - “Progresso de Quem?” Izadora Andrade (São Paulo).
 Nas ruas de São Paulo, os catadores são os agentes ambientais que cuidam do lixo com o qual ninguém quer lidar. Seu esforço não é reconhecido por muitos, mas o projeto Pimp My Carroça trabalha desde 2012 para abraçar a causa.

Melhor Curta Estudante
 - “O Cinema que Veio do Sol”. Thiago Morine (ESPM - São Paulo).

Curta sobre o CineSolar, o primeiro cinema itinerante brasileiro movido a energia solar, levando o cinema a comunidades carentes e promovendo oficinas sobre sustentabilidade e energia solar.

Menções honrosas
Proximidade Feliz / Cidade de 15 minutos
- “Ecocidade - A cidade precisa de você”. Pedro Urano (São Paulo).

O curta mostra como o projeto “ECOCIDADE” trabalha com o intuito de tornar alimentos saudáveis ​​e livres de venenos acessíveis a populações vulneráveis ​​e periféricas, além de estimular uma economia local baseada na circularidade do sistema alimentar.

Melhor Iniciativa Urbana
- “Casulo Prá Rua”. Pedro Palaia (São Paulo).

O curta-metragem acompanha a rotina de entregas do projeto “Casulo Pra Rua”, que produz e distribui sacos de dormir quentes e impermeáveis para a população em situação de rua de São Paulo e oferece trabalho e renda digna para as costureiras em situação de vulnerabilidade. O projeto foi criado em abril de 2021 pela estilista Bibi Fragelli e a roteirista Patrícia Curti, e já entregou até o momento 6.339 Casulos.

The Best MegaCities-ShortDoc Maker Award
- They don't need to know, Yogi Tujuliarto (Jakarta, Indonesia)

Os vencedores do ‘MegaCities Short Docs’ em Paris

A ONG Métropole du Grand Paris responsável pela criação do MegaCities Short Docs anunciou os vencedores globais e premiou os ganhadores da 8ª edição na última quinta-feira, 15 de dezembro de 2022, no MK2 Quai de Seine, em Paris.

Um júri formado por diretores e protagonistas de mudanças na França e no exterior, que tem como presidente honorário Carlos Moreno da ETI Universidade Paris Sorbonne, avaliou os documentários mais inspiradores, exibidos durante a cerimônia final em Paris - e, em outras cidades do mundo. O curta brasileiro, “Ecocidade, a cidade precisa de Agroecologia” de Pedro Urano (São Paulo) ganhou menção honrosa na categoria “Cidade de 15 minutos”.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato