TV Cultura exibe especial com vencedores do Festival MegaCities Short Docs

Divulgação

Nesta quinta-feira (22/12), às 23h, a TV Cultura exibe um especial com os vencedores do Mega Cities Short Docs, festival de curtas metragens que revela iniciativas sustentáveis ​​nas maiores cidades do mundo. 
 
O MegaCities destaca, através da produção audiovisual, iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo. É válido para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes, (530 no mundo, 17 no Brasil), incluindo as megacidades. Lançado há 8 anos, em Paris, o festival chegou ao Brasil numa parceria do Portal e a marca São Paulo São com a ONG Métropole du Grand Paris e a Film4 Sustainable World. 

Ao dar voz a quem luta diariamente por cidades mais resilientes e mais justas, esses documentários traçam um retrato das principais questões urbanas atuais e futuras. Para os realizadores, as mudanças climáticas e as desigualdades sociais não são mais uma fantasia. Coleta de lixo, comunidades lutando contra urbanização sem limites e defesa da dignidade humana são todas iniciativas cidadãs, cujas mensagens e ideias devem ser ouvidas e compartilhadas.
 
São resultados da avaliação da primeira edição no Brasil e da oitava competição internacional. O curta brasileiro “Ecocidade – A cidade precisa de você", de Pedro Urano, ficou entre os melhores curtas nas duas edições.
 
A 8ª edição do festival e o Brasil

No Brasil, o Festival recebeu mais de 80 inscrições de inúmeras cidades do país no período de maio a outubro de 2022.

O São Paulo São e a TV Cultura se associaram para a promoção do Festival no Brasil e para exibir um especial sobre o tema no próximo dia 22 dezembro, às 23h, dando início a uma série de programas com foco em questões urbanas sustentáveis e de impacto social, em parceria com o MegaCities ShortDocs, a ONG Métropole du Grand Paris e a Film 4 Sustainable World.

O Júri do São Paulo São, que lidera a iniciativa no Brasil, avaliou os concorrentes em cinco categorias. Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante e aqueles que se destacaram ao traduzir os assuntos: Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 minutos e Melhor Iniciativa Urbana.
 
O curtas foram avaliados por um time de especialistas e convidados ligados ao tema: Ana Darce, consultora de marketing; Mauro Calliari, administrador de empresas e colunista da Folha de S.Paulo; James Scavone, publicitário e sócio-diretor da Da Vinci; André Duek, professor da ESPM; Chantal Brissac, jornalista e criadora do site Pró Coletivo; Adonis Alonso, jornalista especializado em marketing e publisher do Blog do Alonso; Paula Cavalcanti, diretora de produção da TV Cultura; Ricardo Martirani, diretor audiovisual; Paula Lieff, coordenadora de comunicação e Andrea Merkel, coordenadora de relacionamento e a apoio às empresas da Câmara de Comércio França - Brasil; e Maurício Machado, sócio-diretor do São Paulo São.

Os vencedores que serão exibidos na TV Cultura
 
Melhor Curta
 - “Progresso de Quem?” Izadora Andrade (São Paulo).
 Nas ruas de São Paulo, os catadores são os agentes ambientais que cuidam do lixo com o qual ninguém quer lidar. Seu esforço não é reconhecido por muitos, mas o projeto Pimp My Carroça trabalha desde 2012 para abraçar a causa.

Melhor Curta Estudante
 - “O Cinema que Veio do Sol”. Thiago Morine (ESPM - São Paulo).

Curta sobre o CineSolar, o primeiro cinema itinerante brasileiro movido a energia solar, levando o cinema a comunidades carentes e promovendo oficinas sobre sustentabilidade e energia solar.

Menções honrosas
Proximidade Feliz / Cidade de 15 minutos
- “Ecocidade - A cidade precisa de você”. Pedro Urano (São Paulo).

O curta mostra como o projeto “ECOCIDADE” trabalha com o intuito de tornar alimentos saudáveis ​​e livres de venenos acessíveis a populações vulneráveis ​​e periféricas, além de estimular uma economia local baseada na circularidade do sistema alimentar.

Melhor Iniciativa Urbana
- “Casulo Prá Rua”. Pedro Palaia (São Paulo).

O curta-metragem acompanha a rotina de entregas do projeto “Casulo Pra Rua”, que produz e distribui sacos de dormir quentes e impermeáveis para a população em situação de rua de São Paulo e oferece trabalho e renda digna para as costureiras em situação de vulnerabilidade. O projeto foi criado em abril de 2021 pela estilista Bibi Fragelli e a roteirista Patrícia Curti, e já entregou até o momento 6.339 Casulos.

The Best MegaCities-ShortDoc Maker Award
- They don't need to know, Yogi Tujuliarto (Jakarta, Indonesia)

Os vencedores do ‘MegaCities Short Docs’ em Paris

A ONG Métropole du Grand Paris responsável pela criação do MegaCities Short Docs anunciou os vencedores globais e premiou os ganhadores da 8ª edição na última quinta-feira, 15 de dezembro de 2022, no MK2 Quai de Seine, em Paris.

Um júri formado por diretores e protagonistas de mudanças na França e no exterior, que tem como presidente honorário Carlos Moreno da ETI Universidade Paris Sorbonne, avaliou os documentários mais inspiradores, exibidos durante a cerimônia final em Paris - e, em outras cidades do mundo. O curta brasileiro, “Ecocidade, a cidade precisa de Agroecologia” de Pedro Urano (São Paulo) ganhou menção honrosa na categoria “Cidade de 15 minutos”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato