'Uma Noite em 67': a final histórica do III Festival da Música Popular Brasileira

Divulgação/Curta!

Um contexto político turbulento se mescla com uma produção artística riquíssima no Brasil do final dos anos 1960: esse é o panorama em que se deu a final do III Festival da Música Popular Brasileira. O documentário ''Uma Noite em 67'', de Ricardo Calil e Renato Terra, conta tudo sobre esse acontecimento tão marcante para a vida cultural e política brasileira. O filme será exibido no Curta!.

No teatro: aplausos, vaias, um violão quebrado, guitarras estridentes. No palco: os jovens Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. As músicas: “Roda Viva”, “Ponteio”, “Alegria, Alegria" e "Domingo no Parque”. E só um deles sairia vencedor no festival, promovido e exibido pela TV Record.

“Uma Noite em 67” reúne imagens de arquivo de bastidores e das apresentações emblemáticas das canções concorrentes, de acordo com suas colocações no festival. Entre essas imagens, entrevistas com os artistas feitas para o documentário, que contam histórias e curiosidades e revelam também os sentimentos que tinham à época. Assim, o público mergulha em uma narrativa não apenas histórica, mas também sentimental, e consegue mensurar melhor como foi viver aquela noite. A exibição é na Segunda da Música, 26 de dezembro, às 22h30.

Série sobre genética, baseada em best-seller de Siddhartha Mukherjee, é exibida no Curta!

A série em quatro partes “O Gene: Uma História Íntima”, inspirada no best-seller homônimo do Dr. Siddhartha Mukherjee, traz ao Curta! temas como DNA e cura pela ciência. Dirigida por Jack Youngelson, no primeiro episódio, e por Chris Durrance, nos outros três, a produção — assinada pela rede de TV norte-americana PBS — combina informação científica, drama humano e fatos históricos relevantes que marcaram os estudos sobre o gene.

O depoimento do Dr. Siddhartha Mukherjee — médico oncologista, professor e autor de livros de não ficção sobre medicina e ciência — norteia a narrativa. “Os genes contêm uma história de nós mesmos, da nossa ancestralidade, e, por definição, do nosso futuro, porque iremos transmiti-lo por gerações. Agora que podemos mudar o DNA e, assim, mudar o nosso futuro, o que eu farei?”, questiona Siddhartha, nascido em Nova Delhi, na Índia, e naturalizado americano. A série reúne, ainda, entrevistas de especialistas envolvidos em pesquisas de ponta no campo da genética, além de relatos pessoais comoventes de quem depende da evolução tecnológica para sobreviver.

O primeiro episódio entrelaça a história de um casal em busca da cura para uma doença genética rara, que atinge sua filha de quatro anos, com relatos das descobertas empolgantes dos pioneiros da genética: Gregor Mendel, Thomas Hunt Morgan, Francis Crick e James Watson. A exibição é na Quinta do Pensamento, 29 de dezembro, às 23h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 26/12

22h30 – “Uma Noite em 67” (Documentário)

Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967: entre os candidatos aos principais prêmios, figuram Chico Buarque de Hollanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista do infame episódio da destruição de seu violão no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do Tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.  Diretores: Renato Terra e Ricardo Calil. Duração: 85 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 27 de dezembro, terça, às 02h30 e às 16h30; 28 de dezembro, quarta, às 10h30; 31 de dezembro, sábado, às 16h; 1 de janeiro, domingo, às 22h30.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 27/12

21h15 – “Fotografação” (Documentário)

Passeando pela história da fotografia brasileira, conheça o impacto dos avanços tecnológicos pela perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Narrado em primeira pessoa pelo diretor Lauro Escorel, “Fotografação” discute a representação do Brasil através do tempo e do trabalho de diversos fotógrafos, e chega aos dias atuais, refletindo sobre o impacto da fotografia digital na sociedade e no cotidiano da profissão. São vários os profissionais abordados pelo longa, que contribuem com lindas imagens e com importantes considerações. Entre eles, estão Boris Kossoy, Luiz Carlos Barreto, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Marc Ferrez, Hildegard Rosenthal e José Medeiros.  Diretor: Lauro Escorel. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 28 de dezembro, quarta-feira, às 01:15 e 15h15; 29 de dezembro, sexta-feira, às 9h15; 01 de janeiro, domingo, 13h25.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 28/12

23h: “Cannes — Um Festival Pela Liberdade” (Documentário)

Um dos eventos de cinema mais importantes do mundo, o Festival de Cannes tem suas origens marcadas pela guerra e pela política. A trajetória de coragem de seus criadores, os visionários Philippe Erlanger e Jean Zay, é o fio condutor dessa história de arte e resistência. Dirigido por Frédéric Chaudier, o filme começa em 1938. Naquele ano, Philippe Erlanger — jornalista e crítico de arte que ocupava altos cargos no governo francês — se revolta diante do domínio nazifascista sobre o Festival de Veneza que acabara de ocorrer. Por isso, resolve organizar um festival pela liberdade e contra o autoritarismo e a barbárie iminente. Jean Zay, judeu e ministro da Educação Nacional e Belas Artes, une-se à empreitada de Philippe e, juntos, trabalham para inaugurar o Festival de Cannes em 1º de setembro de 1939. Porém, na madrugada do mesmo 1º de setembro de 1939, Hitler invade a Polônia e a guerra é deflagrada na Europa. Direção: Frédéric Chaudier. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de dezembro, quinta-feira, às 3h e 17h; 30 de dezembro, sexta-feira, às 11h; 31 de dezembro, sábado, às 15h; 01 de janeiro, domingo, às 21h30.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 29/12

23h – “O Gene: Uma História Íntima” (Série em 4 episódios) – Episódio 1

O primeiro episódio entrelaça a história dos Rosens, uma jovem família em uma saga para achar a cura de uma doença genética rara que atinge sua filha de quatro anos, com relatos das descobertas empolgantes dos pioneiros da genética — Gregor Mendel, Thomas Hunt Morgan, Francis Crick e James Watson. Direção: Jack Youngelson. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos:  30 de dezembro, sexta-feira, às 3h e às 17h; 31 de dezembro, sábado, às 8h; 2 de janeiro, segunda-feira, às 11h00

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 30/12

21h30 – “Quebrando o Tabu” (Documentário)

Na década de 1970, os Estados Unidos fizeram o planeta declarar guerra às drogas, mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só aumentaram. Com a participação de várias personalidades, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton, o filme sai em busca de soluções, princípios e conclusões, mantendo o foco das discussões em torno da descriminalização das drogas. Além de relatos de pessoas comuns que tiveram suas vidas atingidas pela guerra às drogas, o documentário traz depoimentos de figuras públicas como Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal. Diretor: Fernando Grostein Andrade. Duração: 80 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: Horários alternativos: 31 de dezembro, sábado, às 01h30 e às 12h; 01 de janeiro, domingo, às 18h30; 02 de janeiro, segunda-feira, às 15h30.

Sábado, 31/12

22h25 – “Paulo César Pinheiro – Letra e Alma” (Documentário)

Poeta, escritor, compositor e referência incontestável da rica produção cultural brasileira, Paulo César Pinheiro fala sobre suas origens, referências literárias, seu encontro com a poesia e o que lhe deu "régua e compasso". Autor de vasta e rica produção, entre músicas, livros, peças teatrais e de parcerias memoráveis, que já atravessam cinco gerações, o poeta não dá sinais de que a genial inspiração possa se esgotar. Duração: 85min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 01 de janeiro, domingo, às 14h50; 02 de janeiro, segunda-feira, às 02h10.

Domingo, 01/01

20h – “Torquato, Imagem da Incompletude” (Documentário) 

“Imagem da Incompletude” é uma reflexão sobre as obras e o pensamento dos últimos anos da produção de Torquato Neto, como a revista “Navilouca”, o filme “Terror da Vermelha”, a coluna “Geleia Geral” e a polêmica ‘Cinema Novo vs. Marginal’, entre outras passagens importantes. Diretor: Danilo Carvalho e Guga Carvalho. Duração: 70 min. Classificação: 12 anos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato