Aloizio Mercadante fala sobre o futuro do BNDES no 'GloboNews Míriam Leitão' desta quarta-feira

Divulgação Globo

Em sua primeira entrevista após ser anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante conta à jornalista Míriam Leitão no programa desta quarta-feira, dia 11, quais serão as prioridades do banco de fomento que se concentrará, principalmente, no estímulo à economia verde, digital e inclusiva e na democratização de acesso ao crédito para microempresas, setores inovadores e cooperativas agrícolas. Mercadante afirmou que o BNDES, em parceria com o mercado de capitais, apostará na reindustrialização do país, mas garantiu que o modelo de privilégios aos ''campeões nacionais'' (programa de incentivos a empresas de alguns segmentos econômicos) é “uma página virada”.   
 
Segundo ele, a política adotada pelo banco de subsídios a grandes empresas não faz mais sentido. “Para essas empresas consolidadas, já existe um mercado de capitais pronto e forte, com o qual o BNDES fará parceria”. Para fomentar estudos estratégicos em torno da economia verde, Mercadante convidou para compor a diretoria e o conselho do banco Carlos Nobre, um dos maiores climatologistas do mundo; Isabela Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente; Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social; e André Lara Resende, um dos mentores do Plano Real, que já presidiu o BNDES. 
 
Ainda de acordo com Mercadante, o banco de fomento pretende se empenhar para acelerar a inclusão digital nas escolas públicas, em parceria com o setor privado, o que deverá custar R$ 7 bilhões.  
 
O programa 'GloboNews Miriam Leitão' vai ao ar nesta quarta-feira, dia 11, às 23h30.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato