Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e Federação Paulista de Futebol vencem prêmio Sou do Esporte Governança

Divulgação Rodrigo Trevisan/Divulgação

A sétima edição do prêmio Sou do Esporte foi dedicada especialmente à governança, com três novidades: depois de sete anos houve a mudança de análise dos estatutos para as melhores práticas das confederações olímpicas; foi a primeira premiação no futebol; e, durante o prêmio, houve debates com diversos presidentes das entidades.

O único prêmio do esporte brasileiro que envolve modalidades olímpicas, paralímpicas e não olímpicas, pelo segundo ano consecutivo, foi transmitido ao vivo pelo BandSports, na última sexta-feira (27/1).

De forma uníssona, os presidentes das entidades participantes, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, o presidente do Conselho de Ética do COB, Sami Arap, e o velejador Lars Grael, destacaram o papel de relevância do trabalho da Sou do Esporte, que inspira as entidades a melhorarem sua governança e as que desejam se iniciar nesse caminho.

Jens Andersen, presidente da Play The Game, destacou a importância do papel da Sou do Esporte no combate a corrupção no esporte e no fortalecimento da democracia no país e da inclusão social.

Mauro Silva, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, e Gustavo Vieira, presidente da Federação Capixaba de Futebol, destacaram a importância do prêmio Sou do Esporte para a modalidade, ressaltando que a premiação deve servir de inspiração para outras federações e clubes --e assim fortalecer o ecossistema do futebol no Brasil, trazendo como consequência melhores resultados e mais investimento.

O senador Carlos Portinho, relator da SAF, destacou que as federações devem estar alinhadas com a governança para seguir o caminho da modernização do futebol, e que a governança não somente é uma realidade como uma exigência para que um clube possa aderir a SAF.

Vencedores na categoria Estatutos:

1º lugar - CBTM (foto)

2º lugar - CBVela

3º lugar - CBRugby

4º lugar - CBV e CBGolfe (empatadas)

5º lugar - CBaT

Vencedores na categoria Melhores Práticas:

Transparência: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

O site é muito intuitivo e de fácil navegação, permite que mesmo pessoas com pouco conhecimento do assunto, mas que queiram informações sobre a entidade, encontrem com facilidade todos os documentos que procura.

Equidade: Confederação Brasileira de Atletismo

As assembleias da CBAt apresentam o processo mais abrangente e inclusivo entre todas as confederações analisadas. Possui a participação de todos os grupos de interessados internos nos processos eleitorais.

Prestação de contas: Confederação Brasileira de Desportos na Neve

A CBDN não apenas presta contas de forma muito transparente, como também explica o conteúdo exposto, o que facilita o entendimento para quem está buscando informações sobre a entidade e até para entender um pouco mais do assunto, em especial sobre como funciona na prática a prestação de contas.

Modernização: Confederação Brasileira de Vela

A entidade possui um Conselho de Administração realmente independente da gestão executiva da entidade, com seus principais membros escolhidos pela Assembleia Geral, composto por maioria de membros independentes, com representação da AG e dos atletas, o que assegura ainda a diversidade de gênero entre seus membros. A tomada de decisão é sempre por maioria de votos e o Presidente do Conselho não tem voto qualificado.

Vetor Integridade Institucional: Confederação Brasileira de Skate

A boa prática que se quer destacar aqui, é a incessante busca por recursos próprios e patrocínios, diminuindo a dependência da entidade de verbas e convênios públicos. Apesar de ser uma confederação nova, foi praticamente a única das confederações analisadas que demonstrou ser viável financeiramente sem o recebimento de verbas públicas, como demonstrado em seu balanço de 2021.

Vencedores categoria Futebol - Estatutos
1º lugar - Federação Paulista de Futebol
2º lugar - Federação Estadual de Futebol do Espírito Santos

Este ano, a homenagem especial foi para Isabel Salgado (1960-2022): “Não estava prevista a categoria Homenagem Especial para esta edição, que seria dedicada apenas à governança, mas a fatalidade que aconteceu com a jogadora Isabel Salgado, com toda a sua representatividade dentro e fora das quadras, não houve dúvidas por parte da Sou do Esporte e do BandSports que queríamos homenageá-la. Perto da sua grandiosidade, é uma homenagem simples, mas muito especial. O legado da Isabel é eterno e é preciso reconhecê-lo e valorizá-lo constantemente. O Brasil precisa de mais Isabel", comenta Fabiana Bentes, presidente da Sou do Esporte.

Para assistir ao programa completo, acesse o Link.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato