Povo indígena Krenak ganha documentário inédito na TV Cultura neste domingo

Divulgação TV Cultura

A TV Cultura exibe neste domingo (5/2), o documentário Krenak, Uma História de Resistência. Produzido pelo jornalismo da emissora, o filme mostra uma cultura indígena que esteve à beira da extinção, que suportou toda a violência do estado brasileiro, desde a época do Brasil colonial até às ações arbitrárias praticadas pela ditadura militar, a partir dos anos 60. Vai ao ar na Cultura, às 16h30.
 
A edição tem as montanhas de Minas Gerais e o Rio Doce como pano de fundo para o massacre sistemático da etnia. A expansão das plantações de café e uma linha de trem passaram por cima da cultura secular dos Krenak.
 
No século XIX, uma Carta Régia de Dom João determinou o envio de tropas para eliminar o que o colonizador chamava de "índios botocudos", classificados como antropófagos pelo príncipe imperial. Os que não foram assassinados se tornaram escravos, colocados a ferro, como se dizia na época. Uma tentativa dos governantes em subjugar quem só queria proteger o seu modo de vida, os animais e a floresta.
 
Quando veio a ditadura militar, a repressão não foi menos cruel e sangrenta. Os indígenas eram obrigados a seguir regras rígidas que os proibiam de falar a língua materna. Tinham hora para sair e voltar da aldeia. Não podiam viver da pesca, nadar nos rios. Tudo era controlado pelos militares. Quem desobedecia era trancafiado em um reformatório e submetido a castigos corporais. Mulheres indígenas foram estupradas. Os velhos índios foram amarrados e arrastados por cavalos, para servir de exemplo. Homens e mulheres tratados como bichos. Populações dizimadas.
 
Em 2005 veio outro golpe. O vermelho que antes tingia a terra de sangue agora se espalhava pelo Rio Doce. Eram os rejeitos de minério de ferro e sílica despejados pelo rompimento de uma barragem em Mariana. Com a floresta e o rio ameaçados, os Krenak buscam alternativas para replantar as árvores e ter de volta a água que a natureza lhes deu e os homens que vieram de longe tomaram. Hoje, 600 indígenas tentam proteger a terra entre os municípios de Aimorés e Resplendor, no leste de Minas Gerais.
 
Na Justiça, eles conseguiram algumas conquistas. O Estado deve pedir desculpas ao povo Krenak. E a Funai precisa concluir o processo de demarcação. Mas a luta que começou desde a fundação do Brasil continua.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato