Dia de Iemanjá é celebrado no Curta! com filme sobre a festa para a orixá

Divulgação Curta!

Dois de fevereiro é dia de festa no mar — e agora também na TV! O documentário ''Festa de Iemanjá'', sobre os festejos em homenagem a Iemanjá em Salvador, chega ao Curta! bem neste dia. Em 2023, o ritual de presentear a orixá completa 100 anos, desde que um grupo de pescadores resolveu enviar suas oferendas através das ondas do mar da praia do Rio Vermelho, na capital baiana. Em 2020, conquistou registro especial como Patrimônio Cultural de Salvador.

Dirigido por Fabíola Aquino, o filme retrata a história dessa festa popular — uma das maiores dedicadas a um orixá — repleta de simbolismos herdados da África, mas devidamente incorporados e adaptados pela cultura baiana.

O documentário reúne depoimentos de devotos, frequentadores da festa, pescadores, líderes religiosos, além de pesquisadores e especialistas de diversas perspectivas. São pessoas de origens e idades diferentes. Algumas frequentam as festividades há décadas e outros chegaram recentemente —configurando uma nova geração de adeptos.

“Festa de Iemanjá” conta as histórias relacionadas aos festejos, das origens aos fatos curiosos. Trata-se de um filme sobre tradição versus transformação, pertencimento, cultura, ancestralidade e fé. O filme também estará disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado pela ClaroTV+ e pelo site CurtaOn.com.br. A exibição é na Quinta do Pensamento, 2 de fevereiro, às 19h.

Série inédita apresenta designers brasileiros especializados em madeira

Estreia no canal Curta! a série “Alma em Madeira”, dirigida por Bárbara Heckler, que acompanha a rotina de trabalho de designers brasileiros especializados em obras em madeira. Em cada um dos oito episódios, um artista de reconhecimento mundial é entrevistado. São eles: Paulo Alves, Morito Ebine, Fernando Mendes, Fernanda Barreto, Ricardo Graham, Julia Krantz, Claudia Moreira Salles e Hugo França. Cada um traz uma história de vida relacionada ao desenvolvimento da técnica do uso da madeira na arte e no design.

O primeiro episódio, “Paulo Alves”, vai ao centro da capital paulista para encontrar o designer Paulo Alves, e apresentar sua marcenaria, sua loja e sua casa. Discípulo da arquiteta Lina Bo Bardi, ele carrega consigo as lembranças do menino que subia árvores no interior do estado. “A madeira tem duas vidas: uma enquanto árvore, em que ela dá frutos, oxigênio, sombra, e depois você transforma ela numa casa ou numa cadeira, que é a segunda vida dela”, analisa.

''Alma em Madeira'' é uma série da Olé Produções viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Após a estreia no Curta!, fica disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. A estreia é na Terça das Artes, 31 de janeiro, às 23h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 30/01

21h15 – ''Jards'' (Documentário)

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gotham City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra uma parte do processo de criação do disco “Jards”, lançado em 2011 e que trouxe as participações de Elton Medeiros, Thais Gulin, Luiz Melodia, Frejat e Ava Rocha. Diretor: Eryk Rocha. Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 31 de janeiro, terça-feira, às 1h15 e às 15h15; 1 de fevereiro, quarta-feira, às 15h15; 4 de fevereiro, sábado, às 22h10; 05 de fevereiro, domingo, às 13h30.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 31/01

23h – ''Alma em Madeira'' (Série) – Episódio: ''Paulo Alves''

É no agito das ruas do centro da capital paulista que o designer Paulo Alves se sente à vontade. Lá, estão sua marcenaria, sua loja e sua casa. Suas peças de design com formas alegres carregam o DNA de menino que subia em árvores e chupava a manga do pé no interior de São Paulo. Direção: Bárbara Heckler. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 1 de fevereiro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 2 de fevereiro, quinta-feira, às 11h; 4 de fevereiro, sábado, às 20h30; 5 de fevereiro, domingo, às 10h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 1/02

21h – ''Segundo Take'' (Série) – Ep.: ''O Bandido da Luz Vermelha, com Helena Ignez''

A série tem como proposta recriar cenas antológicas do cinema brasileiro sob o olhar de outros profissionais. Neste episódio, Helena Ignez convida sua filha, a atriz Djin Sganzerla, para uma homenagem em família: a recriação de uma cena do filme “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), dirigido por Rogério Sganzerla, que foi marido de Helena e pai de Djin. A filha do casal de cineastas revive a personagem Jane, que no filme original foi interpretada por Helena. Enquanto preparam a nova versão da cena, mãe e filha relembram a vida e a obra do diretor, falecido em 2004. Direção: Adriana Borges Duração: 26 min. Classificação: 12 anos Horários alternativos: 2 de fevereiro, quinta-feira, às 01h e às 15h; 3 de fevereiro, sexta-feira, às 09h; 4 de fevereiro, sábado, às 20h; 5 de fevereiro, domingo, às 10h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 2/02

19h – ''Festa de Iemanjá'' (Documentário)

O documentário narra o surgimento, há quase um século, da manifestação religiosa e cultural dedicada a Iemanjá, em Salvador, capital da Bahia. A festa que celebra a divindade das águas é organizada e protagonizada por pescadores, pelo povo de santo do Candomblé, da Umbanda e outras religiões e, inclusive, ateus, no bairro do Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro. O filme traz as transformações e as tradições da louvação à divindade de matriz africana. Em 2020, obteve registro especial como patrimônio imaterial de Salvador. Direção: Fabíola Aquino. Duração: 42 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 3 de fevereiro, sexta-feira, às 5h e às 13h; 4 de fevereiro, sábado, às 7h15; 5 de fevereiro, domingo, 1h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 3/02

20h – ''Krenak'' (Documentário)

A história do povo indígena Krenak de Resplendor, Minas Gerais, desde a declaração da "guerra justa" pelo rei português D. João VI em 1808, até o desastre ambiental no Rio Doce causado pela ruptura da barragem de minérios em Mariana em 2015. Diretor: Rogério Corrêa. Duração: 74min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de fevereiro, sábado, às 0h e às 16h05; 6 de fevereiro, domingo, às 14h; 7 de fevereiro, segunda-feira, às 8h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato