Nina Simone 90 anos: documentário sobre a cantora está disponível grátis no Curta!On

Divulgação Curta!

Uma lenda do jazz faria 90 anos em 21 de fevereiro deste ano: Nina Simone. Sua vida e sua música dão o tom do documentário ''Nina Simone'', dirigido por Frank Lords. Como reverência a essa grande dama da música internacional, o filme estará disponível gratuitamente no Curta!On – Clube de Documentários ao longo de todo o mês de fevereiro para assinantes da ClaroTv+ e, durante 7 dias, para novos assinantes cadastrados em CurtaOn.com.br.

“Nina Simone” conta com entrevistas concedidas pela própria artista, além de diversas performances memoráveis. Também traz depoimentos de pessoas que a conheceram em muitos momentos de sua trajetória, além de sua mãe, Mary-Kate Waymon, e seu irmão, Sam Waymon, que relembram a infância e a juventude da cantora, cujo nome de batismo era Eunice Kathleen Waymon. Sua família inicialmente não apoiava seu trabalho como artista e, para exercê-lo clandestinamente, criou um nome artístico.

Com a gravação da bela “I Loves You, Porgy”, Nina tornou-se um sucesso instantâneo e a partir de então, sua carreira profissional deslancha. “Virei uma celebridade e tudo começou a acontecer”, revela em entrevista. Com apenas 24 anos, se apresentava  sozinha no palco e lotava casas de show com um som totalmente único e uma voz inconfundível. Até 1993, dez anos antes de sua morte, foram dezenas de discos gravados e incontáveis shows mundo afora.

A história da cantora – que também era pianista e compositora - é profundamente impactada por questões raciais, que sempre foram um desafio e, ao mesmo tempo, uma inspiração para suas canções e uma causa pela qual lutar. Nina se envolveu fortemente na luta pelos direitos civis e defendia uma abordagem não-pacifista. 

Em certo momento, o documentário acompanha Nina até o estado da Carolina do Norte, em que visita o túmulo de seus familiares, sua antiga casa, antigos vizinhos e faz uma visita à mãe. Assim, vivencia a nostalgia e as dores de relembrar de sua própria história, principalmente de seu pai, já falecido: “Sempre que me lembro dele, quero tê-lo ao meu lado de novo. Ele foi a minha maior influência”, emociona-se. Neste trecho, a única filha de Nina, Lisa Simone Waymon Stroud, também dá seu depoimento.

Para assistir ao documentário no Curta!On – Clube de Documentários, os assinantes da Claro TV podem acessar a pasta degustação da plataforma na Claro TV+. O público em geral pode acessar o Curta!On – Clube de Documentários através do site CurtaOn.com.br – novos assinantes têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo disponível.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato