São Paulo Cia. de Dança, com seus espetáculos e integrantes, é tema de documentário exclusivo no Curta e Curta!on

Divulgação Curta!

Cenas de ensaios, bastidores de espetáculos e depoimentos de bailarinos: esses são os ingredientes de 'Moto Contínuo — Uma Imersão na São Paulo Companhia de Dança', documentário exclusivo do Curta! e da plataforma Curta!On – Clube de Documentários, sobre uma das maiores companhias de dança do Brasil, criada em 2008 pelo governo do estado de São Paulo.

Dirigido por Marco Del Fiol, o filme traz imagens de ensaios e de espetáculos encenados, conta histórias e apresenta reflexões tecidas pelos integrantes que compõem a companhia em diferentes áreas: da diretora artística, Inês Bogéa, à pianista ensaiadora; dos bailarinos aos membros de equipes responsáveis por fazerem as montagens no palco. Todos dão depoimentos nos quais transparece o amor pelo trabalho ou pelo ofício da dança.

Entre os muitos testemunhos, Bogéa abre o documentário falando sobre a função do diretor: “O papel do diretor é colocar tudo em movimento: da hora que surgem as ideias, até essas ideias ganharem corpo, e a gente chegar na cena e dividir as obras com a plateia”. Revelando sua inspiração para dançar, um dos bailarinos conta que “via na dança uma forma de ir para o mundo”. Já a professora, ao orientar um aluno em um ensaio, ensina: “Sinta o prazer de girar, e não o esforço. Não importa se a plateia está cheia ou vazia, o prazer é seu. Se você perder a relação com o seu prazer de dançar, fica tenso”.

Uma das mensagens reveladas é que, por trás do sublime, há o humano com toda a sua complexidade. “O filme é uma experiência sensorial e emocional. Olhamos a companhia de dentro, bem de perto. São imagens e depoimentos com uma enorme carga de cumplicidade e poesia. É uma arte que nos toca sem precisar de palavras”, reflete o diretor Marco del Fiol.

‘Moto Contínuo — Uma Imersão na São Paulo Companhia de Dança’ é uma produção da Casa Redonda viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Além da exibição no Curta!, o filme está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado através da ClaroTV+ e do site CurtaOn.com.br.  A exibição é na Terça das Artes, 10 de janeiro, às 22h20.

'Orson Welles: Sombras e Luz' narra a trajetória do lendário cineasta

O documentário “Orson Welles: Sombra e Luz” tem por objetivo revelar o homem por trás de uma lenda do cinema: Orson Welles. Dirigido por Elisabeth Kapnist, o longa mostra a trajetória do artista, que, com apenas 24 anos, renovou as linguagens do teatro e do cinema.

Multifacetado, Welles foi ator, cineasta, comediante, escritor, produtor, poeta, além de moralista, humanista, norte-americano e, ao mesmo tempo, um exilado sem lar. Até hoje, é referência em criatividade e é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos. A exibição é na Quarta do Cinema, 11 de janeiro, às 21h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 09/01

21h – “Blitz” (Documentário)

O documentário apresenta a história de uma das primeiras bandas consagradas do pop-rock brasileiro, a Blitz. O longa-metragem mostra o seu surgimento na lona do Circo Voador, que ficava entre Ipanema e Copacabana na década de 1980, as turnês internacionais e o sucesso do grupo ainda nos dias atuais. Além de apresentar alguns dos momentos mais emblemáticos desses mais de 30 anos de estrada da Blitz, o filme também relembra o rico cenário musical brasileiro da década de 1980. Diretor: Paulo Fontenelle. Duração: 104 min. Classificação: 12 anos. Horários Alternativos: 10 de janeiro, terça-feira, às 1h e às 15h; 11 de janeiro, quarta-feira, às 9h; 14 de janeiro, sábado, às 14h30; 15 de janeiro, domingo, às 21h.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 10/01

22h20 – “Moto Contínuo — Uma Imersão na São Paulo Companhia de Dança” (Documentário)

Quanta musculatura física e emocional é necessária para um corpo flutuar? Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, e sua equipe trabalham para compreender e realizar o que é o balé em todas as suas possibilidades. Do clássico ao contemporâneo, a companhia se adapta e evolui a cada montagem com diferentes coreógrafos e suas distintas linguagens. Entre salas de ensaio, palcos e bastidores, o documentário apresenta depoimentos das múltiplas vozes que constroem o corpo de uma companhia disposta a superar até uma pandemia para se manter em movimento. Duração: 88 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de janeiro, quarta-feira, às 02h20 e às 16h20; 12 de janeiro, quinta-feira, às 10h20; 14 de janeiro, sábado, às 22h20.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 11/01

21h30 - “Orson Welles: Sombras e Luz” (Documentário)

Uma figura lendária, Orson Welles, aos 24 anos de idade, reinventou as linguagens do teatro e do cinema. Homem de mil faces, ele foi um moralista, um humanista, um Don Juan, um americano e um exilado sem lar. Foi ator, cineasta, comediante, poeta e uma eterna criança prodígio buscando retornar ao seu estado de graça. Esse documentário é uma jornada até o coração do homem por trás da lenda. Direção: Elisabeth Kapnist. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos:  12 de janeiro, quinta-feira, às 1h30 e às 15h30; 13 de janeiro, sexta-feira, às 9h30; 14 de janeiro, domingo, às 16h30; 15 de janeiro, às 23h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 12/01

21h – “Um Sonho Intenso” (Documentário)

Relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de um grupo de economistas e historiadores que têm em comum o reconhecimento de que os avanços da década de 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar características fundamentais do subdesenvolvimento. Diretor: José Mariani. Duração: 102 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de janeiro, sexta-feira, às 01h e às 15h; 15 de janeiro, domingo, às 12h05; 16 de janeiro, segunda-feira, às 09h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 13/01

21h30 - “O Paradoxo da Democracia” - (Documentário) 

Na última década, democracias tão distintas quanto Brasil, EUA, França, Egito e Ucrânia foram tomadas por protestos de rua que tiveram, como elemento unificador, a insatisfação com a política tradicional. Todos os seus governos caíram, seja pela força ou por vias constitucionais. Ainda assim, a crise continua viva e produzindo resultados que deixam o mundo inteiro perplexo. "O Paradoxo da Democracia" é um documentário que se debruça sobre essa perplexidade, trazendo análises de intelectuais e atores políticos como Steven Levitsky, Jacques Rancière, Juan Carlos Monedero, Angela Alonso e Yascha Mounk, entre outros. Diretor: Belisario Franca. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 14 de janeiro, sábado, às 01h30 e às 11h30; 15 de janeiro, domingo, às 18h; 16 de janeiro, segunda-feira, às 02h40 e às 15h30; 17 de janeiro, terça-feira, às 09h30.

Sábado, 14/01

19h30 – “Os Ímpares” (Série) - Episódio: “Pedro Santos - Baiana System e Domenico Lancellotti”

A série documental convida artistas contemporâneos a fazer releituras de álbuns experimentais das décadas de 60 e 70 que não tiveram o devido reconhecimento na época do seu lançamento. Neste episódio, a banda Baiana System faz uma nova versão da música "Desengano da Visita" do álbum "Krishnanda", de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua releitura de "Ritual Negro". Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum. Diretor: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27 min. Classificação: Livre.

Domingo, 15/01

19h30 – “Santiago” (Documentário)

Em 1992, o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade de editar as cenas filmadas, o longa-metragem não foi concluído. Em 2005, o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material. Diretor: João Moreira Salles. Duração: 80min. Classificação: Livre. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato