'SBT News' estreia o documentário "Boate Kiss: além da notícia" sobre os 10 anos da tragédia

Divulgação SBT

Uma das tragédias mais marcantes do país completa 10 anos. Uma série documental produzida pela equipe de jornalismo do SBT mostra o incêndio da boate Kiss pelo olhar dos profissionais da imprensa. O especial "Boate Kiss: Além da Notícia" terá quatro episódios com cerca de 10 minutos cada, que serão exibidos em primeira mão a partir das 21h no portal SBT News e, na madrugada, no novo jornalístico da emissora, o "SBT News na TV".

A série de mini documentários reconta a trágica madrugada do incêndio, o dia seguinte com a confirmação dos nomes das vítimas e os desdobramentos ao longo de uma década de investigação, luto pelos 242 mortos e a recuperação dos mais de 600 sobreviventes. Jornalistas que trabalharam na cobertura revelam bastidores. São testemunhas atentas que compartilharam o horror e a luta das famílias por compreensão e justiça.

Ao longos dos últimos meses, a equipe recuperou imagens e fez uma detalhada pesquisa de arquivos da emissora para recontar os dez anos da tragédia. O telespectador verá depoimentos e cenas que nunca haviam sido exibidas. O projeto tem direção de fotografia Arthur Cerri, edição de imagem de Heitor Pires e Max Mariante, direção de Léo Bonesso e supervisão de Israel Fritsch, editor regional de jornalismo do SBT RS.

"O documentário nasceu da descoberta de muito material bruto registrado pelas equipes que correram para Santa Maria no domingo 27 de janeiro de 2013. O arquivo foi garimpado pelo Leonardo Bonesso, que sugeriu a criação do documentário e naturalmente abraçou o projeto. Ele mesmo trabalhou intensamente na cobertura da tragédia no começo da carreira", diz Israel.

O SBT foi a primeira emissora a chegar ao local e iniciar a cobertura, em rede nacional. A repórter Gabriela Lerina é uma das profissionais que dão testemunho. Ela relembra como foi difícil a missão de informar e, ao mesmo tempo, controlar a emoção. "Eu precisava respirar a todo momento, e o apoio dos colegas de imprensa foi muito importante para poder levar a informação para quem estava em casa". Também participam da série os repórteres Guilherme Rockett e Luciane Kohlmann, e os editores-chefes Ingrid Oliveira e Matheus Giglio, que atuaram na produção jornalística da cobertura.

Além dos dias subsequentes à tragédia, o documentário recupera o júri dos quatro réus, responsabilizados pelo incêndio, pelas mortes e pelas tentativas de homicídio. O julgamento ocorrido em Porto Alegre, ao final de 2021 - o mais longo da história no Rio Grande do Sul - acabou anulado pelo Tribunal de Justiça gaúcho 8 meses depois, sob alegação de falhas no rito.

Os mini docs estarão disponíveis no site www.sbtnews.com.br

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato