Série original Globoplay ''Sou Corinthians'' mergulha na alma dos torcedores de um dos clubes mais populares do país

Divulgação Globo

Da aristocracia inglesa veio a inspiração para o nome que foi capaz de causar comoção entre fiéis e apaixonados torcedores no Brasil. Fundado em setembro de 1910, o Corinthians nasceu no terrão predestinado a ser o campeão dos campeões, como diz o seu hino. Do início no bairro paulista do Bom Retiro à suntuosa arena construída em Itaquera, a nova série original Globoplay 'Sou Corinthians' explica, em quatro episódios, disponíveis no Globoplay a partir desta sexta-feira, dia 13, como as agruras e as conquistas do clube forjaram o jeito apaixonado de ser corinthiano. Um mergulho na alma desse “bando de loucos” de todas as idades, como a própria torcida se autodenomina. Dirigida pelos jornalistas Edgar Alencar e Victor Pozella, a série destaca os títulos mais marcantes, as crises e os grandes personagens do clube, como Zé Maria, Wladimir, Casagrande, Neto, Rivellino, e os campeões mundiais Danilo, Emerson Sheik e Cássio, sob o olhar e o sentimento do torcedor do clube.
 
“Nosso maior desafio foi a grandiosidade do tema. Do ponto de vista da quantidade de história, nenhum clube de futebol centenário cabe em quatro ou mesmo em quarenta episódios. Foi estimulante e prazeroso revisitar arquivos antigos, jogos e histórias de personagens icônicos para montar uma narrativa fluida e consistente no conteúdo e, acima de tudo, passional, como o coração de qualquer torcedor fanático”, diz Edgar Alencar. “Esse projeto é ousado. Vamos tentar explicar aos corinthianos de diferentes idades o sentimento do torcedor em momentos distintos da história do clube”, complementa Victor Pozella. 
 
Torcedores ilustres do Corinthians marcam presença nos quatro episódios da série. Entre eles, estão o apresentador Serginho Groisman, cuja paixão extrapolou as arquibancadas e se transformou em livro; e o ator Dan Stulbach, que acompanhou o time até o outro lado do mundo na maior conquista de sua história. Os dois relembram momentos-chave, como o longo período sem títulos, o movimento da ‘Democracia Corintiana’ na época das ‘Diretas Já’, as vitórias inesquecíveis e a reconstrução do clube após a queda para a segunda divisão.
 
A série começa com uma novidade já na abertura. Um painel com o escudo do Corinthians foi construído como uma espécie de metáfora, simbolizando uma folha em branco onde será contada, através de palavras-chave, a história do clube. “Teremos uma abertura viva, diferente das gráficas, como estamos acostumados. O painel funcionará como um personagem durante todos os episódios”, adianta o diretor Edgar Alencar. 
 
O episódio de estreia mostra como dois títulos emblemáticos na história do clube, o Campeonato Paulista de 1977 e o Brasileiro de 1990, forjaram um jeito de “Ser Corinthians”. O capítulo seguinte conta o começo da história de um time popular fundado por operários, passando pela histórica invasão de 1976 no Maracanã até a fase galáctica de 2005, que terminou em um colapso político e financeiro. O terceiro episódio fala da reconstrução do clube, após duas de suas maiores crises da história, que se transformaram em fases emblemáticas: a Democracia Corinthiana, em 1981; e a era mais vitoriosa em 110 anos, após o rebaixamento de 2007. O último capítulo demonstra como o torcedor hoje sente que o clube conquistou tudo e ainda tenta explicar: o que é ser Corinthians?
 
‘Sou Corinthians’ é uma série original Globoplay, produzida pelo Esporte da Globo, que passa a integrar o catálogo de documentários esportivos da plataforma, como os sucessos ‘Elza e Mané’, ‘Predestinado’, ‘Doutor Castor’ e ‘Até o Fim’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato