'A Roda: Raízes do Samba' esmiuça os papéis fundamentais de Rio-Bahia no desenvolvimento do mais brasileiro dos gêneros musicais

Divulgação Globo/GIlberto Jr

A conexão entre a Bahia e o Rio de Janeiro move a nova temporada do 'A Roda: Raízes do Samba', que estreia no próximo sábado, 4 de fevereiro, após o 'Jornal Hoje'. Gravado nos dois estados que disputam o lugar de naturalidade na certidão de nascimento do samba, o programa apresentado por Chico Regueira reúne novamente grandes nomes da música popular brasileira para uma conversa embalada por canções que recontam a nossa própria história. Carlinhos Brown, Baco Exu do Blues, Sarajane, Lazzo Matumbi, Gerônimo Santana, a cantora Gal do Beco, a maestrina e percussionista Vívian Caroline e as Timbaladies participam do primeiro episódio, gravado, em parceria com a TV Bahia, no Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna de Salvador, e discorrem sobre o samba do Recôncavo, os blocos afro, o axé, o samba reggae e os afoxés.
 
“Nessa temporada fomos buscar as raízes do samba, que vem dos terreiros do Recôncavo Baiano pra se criar e ganhar forma no Rio de Janeiro . Refizemos o caminho das tias Ciata, Amelia e Perciliana, que trouxeram o batuque pro Rio, para a pequena  África , no final do século XIX . O corredor cultural Rio - Bahia é fundamental na construção da cultura brasileira, da identidade do país e, naturalmente pro samba e pra história dos tambores”, conta Chico, já anunciando os caminhos percorrido pelo programa no Rio de Janeiro. 
 
Para Baco Exu do Blues, o toque do tambor evidencia toda a ancestralidade que une samba às religiões de matriz africana. “Tenho uma relação com o samba, com o tambor, com o candomblé, de vida, de essência. Vejo a música que fizeram antes de mim como divindade, também como caminho, como representatividade. O toque não tem cor, mas eu consigo enxergar minha pele sempre que vocês tocam”, comentou ele apontando para as Timbaladies, grupo feminino que homenageia a Timbalada e que assumiu a percussão do programa. 
 
''A beleza grega, a africanização foi o maior propósito do Ilê Aiyê, que nos ensinou: ‘Se você não me entende, eu vou fazer me entender, então, vou educar-lhe, educá-lo a partir de que me conheça como a forma de vencer as barreiras do preconceito’ e  esse coletivo gerou muita força, o Ilê Aiyê fez isso, Sarajane fez isso, Lazzo fez isso, e Gal fez isso'', explicou Brown, sobre a importância do grupo afro na disseminação da herança africana na nossa cultura. 
 
Para reforçar a afirmação da negritude feita pelos blocos afro na capital mais africana do país, a jornalista baiana Luana Assiz visitou os blocos afros e, dentro do programa, apresenta os toques de tambores nos terreiros de candomblé, as Ganhadeiras de Itapuã e a Lavagem do Bonfim, como forma de percorrer a história do samba em suas origens, que passam pelo samba reggae e pelo carnaval baiano.

 ‘A Roda: Raízes do Samba’ vai ao ar neste sábado, 4 de fevereiro, após o ‘Jornal Hoje’ para Rio de Janeiro e Bahia

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato