Ediane Maria participa do Estação Livre para falar sobre desigualdade e preconceito no trabalho doméstico

Divulgação/Larissa Marques

Em primeira edição do ano, o Estação Livre desta sexta-feira (10/2) fala sobre trabalho doméstico. Por muitos anos omitida, a discussão acerca da modalidade traz um leque de questões a serem debatidas – principalmente de cunho trabalhista e preconceituoso. Com apresentação de Cris Guterres, o programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura.
 
O Brasil é o país com mais trabalhadores domésticos no mundo, com cerca de 5,6 milhões de pessoas, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Porém, a realidade de muitos destes é encarada no dia a dia arduamente. Mesmo com novas leis, surge a dúvida: há dez anos da PEC das Domésticas, o que mudou na vida das pessoas que trabalham nesse setor?
 
No estúdio, Cris recebe as ex-domésticas Ediane Maria e Veronica Oliveira, hoje, deputada estadual e comunicadora, respectivamente, para falar sobre o tema. A deputada do PSOL destaca a desigualdade: “Elevador de serviço é para levar lixo, cachorro e a empregada doméstica? Por que nós não podemos ocupar esses espaços?”. Enquanto a comunicadora fala sobre a banalização da profissão: “Eu sempre falo que que quem ajuda é parente. A doméstica está lá para trabalhar”.
 
A reportagem do Estação ainda comenta sobre os resquícios da escravidão presentes na função, como são retratados na TV e no cinema, a história de Laudelina Campos de Mello, o estereótipo da profissão e apresenta o coletivo audiovisual Nós Madalenas. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato