Estação Livre exibe programa especial de Carnaval, nesta sexta-feira

Divulgação/Larissa Marques

Em ritmo de festa, o Estação Livre, nesta sexta-feira (17/2), preparou um programa especial em comemoração a maior festa popular do país: o Carnaval. A apresentadora Cris Gutierres reúne-se com a jornalista e pesquisadora da cultura afro Cláudia Alexandre e o mestre de bateria Thiago Praxedes para discutir a importância do evento para a população negra e para a movimentação da economia e do turismo no Brasil. No ar a partir das 22h, na TV Cultura.
 
De fato, o evento -- além de atrair diversos foliões às ruas em direção aos blocos - abre espaço para diversas discussões sociais. A pesquisadora, que também estuda o lugar das mulheres negras no samba, enfatiza a negligência sofrida pela história negra enraizada nas tradições das escolas de samba. “A questão da escola de samba ser tratada como patrimônio ainda fica distante quando a gente vê a midiatização, onde a indústria cultural vai se favorecer de um consumo que vai deixar a tradição às margens”.

Já o mestre e diretor de bateria da agremiação Imperador de Ipiranga, destaca outro ponto relevante do tema: a desvalorização das velhas guardas por parte da Liga das Escolas de Samba. Praxedes conta que há uns anos é concedido a esta turma um lugar dentro do sambódromo para que possam participar e acompanhar os desfiles. Mas, não é o suficiente. “Eu, enquanto sambista e mais jovem, ainda sinto falta da valorização dessas figuras que tanto fizeram”.
 
Acessibilidade, carnaval de rua, velha guarda do samba, o embranquecimento das diretorias das escolas e a presença da mulher em espaços que antes eram restritos aos homens também estão entre os tópicos discutidos no programa. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato