Ideias para mudar o mundo: Produtora Costa Blanca estreia dia 02 de março série inédita no Canal Off e no Globoplay

(Nairi, poetisa, colaboradora do coletivo La Frida, criado por Livia Suarez, em Salvador)
Divulgação

No dia 02 de março, a Costa Blanca Films, produtora audiovisual há oito anos no mercado, especializada em em entrega de narrativas multiplataforma para entretenimento e publicidade, estreia a série documental original 'Ideias para mudar o mundo', no Canal Off, também exibida no Globoplay. Com um formato inovador, a série documental tem sua narrativa conduzida por uma personagem de animação ficcional, Rute, surfista e ativista ambiental. Com linguagem jovem e determinada, ela explica o contexto histórico e mostra os dados numéricos sobre os temas de cada episódio: Economias alternativas, Comida para todes; Água de viver; Habitação sustentável; Cidade sustentável; Isso não é lixo. Neles, emergem as histórias das personagens reais que estão transformando o seu meio e o mundo com projetos incríveis e transgressores, em várias cidades pelo Brasil.
 
Após a missão de inaugurar uma linha de entretenimento no canal com o formato irreverente de Parque do Italo -- indicado à categoria de melhor entretenimento esportivo no New York Festivals 2021 --, a Costa Blanca Films recebeu o desafio de criar e produzir a primeira série de não ficção do canal Off em que o esporte sai do protagonismo.
 
''Nunca antes estes assuntos foram discutidos com tamanha potência e aprofundamento para o público do Canal Off e acreditamos ser um momento importante de transformação que merece atenção. A Globo nos confiou esta missão de criar e produzir uma das estreias mais importantes do canal este ano e estamos muito felizes de apresentar esta série'', afirma Leila Savary, diretora da série e sócia-fundadora da Costa Blanca Films.
 
Ideias para mudar o mundo apresenta histórias inspiradoras de protagonistas periféricos, mulheres e pessoas pretas, histórias reais, não influenciadores, discursos políticos, agentes fora da mídia comercial, pessoas que de fato trabalham para a transformação e que estão mudando o mundo em seus entornos e comunidades.
 
Entre os 24 personagens: Thiago Vinicius, que aos dezoito anos criou a Agência Solano Trindade, o primeiro hub de empresas da favela do Brasil, além do Armazém e do Restaurante Organicamente; Livia Suarez, criadora da La Frida Bike, que combinou empreendedorismo social e inovação para criar bicicletas, equipamentos e espaço para mulheres negras; Rose Afefé, artista e criadora da Terra Afefé, que se propõe a pensar formas de habitar em harmonia com o planeta; Cintia Revo, criadora da ‘Revolução dos Baldinhos’, organização que surgiu entre moradores para solucionar o problema do lixo e desenvolveu uma rede de compostagem e agricultura urbana em três comunidades de Florianópolis; e Carlos de Oliveira, criador da ONG Pedala Queimados, que ao incentivar a população local a pedalar, promove valores de sustentabilidade e acessibilidade.
 
“Encontramos muito mais personagens do que a série comportava, pessoas incríveis. Essa acabou sendo a parte mais complexa, a seleção. Alguns fatores impediram que a gente contemplasse todo mundo que gostaríamos. Precisamos criar estratégias e optamos por trazer uma mescla entre pessoas de classes sociais, trajetórias e origens diferentes, porém unidas no mesmo propósito: na desconstrução de padrões, no abrir e ocupar espaços, na luta pela regeneração do planeta e pela equidade social, conscientes de seus privilégios ou não, abertos para o diálogo”, complementa a diretora.
 
A pré-produção e a produção encabeçada por Joanna Campista durou cerca de 2 anos e contou com uma equipe robusta de roteiro, pesquisa e consultoria, seguida de viagens por diversos estados brasileiros para encontrar essas narrativas icônicas e disruptivas. Todos os documentários de cada personagem foram 100% roteirizados e pensados cena a cena. Para isso, a diretora convidou Thiago Dantas, roteirista experiente em diversos formatos e linguagens documentais para televisão e uma pessoa engajada, atenta às pautas sociais. Os episódios foram gravados no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Bahia, sob a direção de fotografia de PH Costa Blanca.

(Seu Filhinho, caiçara que participa do projeto Marulho, criado pela Bia Mattiuzzo, em Ilha Grande)
Divulgação
 
SINOPSE

Sustentabilidade não é uma etiqueta, nem uma marca. É um caminho de relação com o planeta. Mas, na prática, é possível levar uma vida sustentável sem ser privilegiado? Em resposta, percorremos o Brasil atrás de pessoas comuns que estão fazendo a diferença, propondo iniciativas para um planeta mais justo e sustentável. Com narrativas inspiradoras, Ideias para mudar o mundo abre caminhos para uma vida melhor para todos nós e propõe uma reflexão sobre a era da regeneração.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato