''Pela primeira vez pude me dar conta do alcance da televisão no Brasil'', reflete Gloria Pires sobre 'Dancing Days'

Divulgação TV GLOBO / Nelson Di Rago

O clima de discoteca dos anos 1970 está de volta e invade o Globoplay com a estreia de um ícone da dramaturgia brasileira: 'Dancing Days'. A partir desta segunda, dia 13 de fevereiro, todo mundo está convidado a abrir suas asas, soltar suas feras, cair na gandaia e entrar na festa, como entoam As Frenéticas nos versos do tema de abertura da novela, tão emblemático quanto a trama de Gilberto Braga. Estrelado por nomes como Sonia Braga, Joana Fomm, Gloria Pires, Antonio Fagundes, Reginaldo Faria e Ary Fontoura, o folhetim inaugurou o estilo do autor, famoso por suas crônicas marcadas pela discussão dos valores da classe média e das elites urbanas. Exibida em 1978, a obra completa 45 anos em 2023 e chega à plataforma pelo projeto de resgate de clássicos da dramaturgia.    
   
Em atuações memoráveis, Sonia Braga e Joana Fomm dão vida às irmãs Júlia Matos e Yolanda Pratini, respectivamente. As diferenças entre as duas beiram a rivalidade quando a primeira, ao conquistar liberdade condicional depois de ser acusada pelo atropelamento e morte de um guarda, busca se livrar do estigma de ex-presidiária e se reaproximar da filha. Mas a socialite que criou a menina, faz de tudo para dificultar a reconciliação. É quando entra em cena Gloria Pires, aos 15 anos de idade, interpretando a adolescente Marisa, personagem cheia de nuances como a mãe e a tia. “Que legal poder rever a novela, tenho um carinho enorme por ela. Foi um trabalho que me revelou nacionalmente”, comemora a atriz, ao recordar ‘Dancing Days’.   
   
Refletindo a situação socioeconômica do Brasil na época, a trama se consolidou como um fenômeno da dramaturgia, ditando modas e influenciando hábitos de consumo do público. Da personalidade forte à transformação de seu visual, são muitas as reviravoltas na vida de Júlia que inspiraram mulheres pelo país. A principal é quando a protagonista surge totalmente repaginada depois de uma viagem à Europa. E o palco dessa revelação, é claro, um cenário icônico da novela: a discoteca Frenetic Dancin Days, de Hélio (Reginaldo Faria). “A novela foi um marco na forma de se mostrar as personagens, buscando o realismo do cinema, desde os cenários à caracterização”, lembra Gloria. As roupas e os acessórios usados por Júlia e frequentadores da fictícia casa de eventos, como as meias de lurex coloridas combinadas com sandálias de salto alto fino, viraram sensação. Assim como a pista de dança, referência à trama até hoje. “Pela primeira vez pude me dar conta do alcance da televisão no Brasil. Cada cidade que eu visitava, reconhecia Júlias e Marisas nas discotecas, que se transformaram em uma verdadeira febre”, reflete Gloria Pires sobre a repercussão da trama.  
   
Com bairros cariocas como Copacabana de cenário, ‘Dancing Days’ movimentou o país e reúne ainda em seu elenco nomes como Lídia Brondi, Neusa Borges, Pepita Rodriguez, Sura Berditchevsky, Mauro Mendonça e os saudosos Chica Xavier, Beatriz Segall, Yara Amaral, José Lewgoy, Cláudio Corrêa e Castro, Mário Lago, Ivan Cândido e Lauro Corona. A novela foi a primeira experiência de Marcos Paulo atrás das câmeras, integrando o time de direção com Daniel Filho, Gonzaga Blota, Dennis Carvalho e José Carlos Pieri.   

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato