Primeiro 'Globo Repórter' de 2023 viaja até o arquipélago africano onde a beleza impressiona e tudo converge

Divulgação Globo

O 'Globo Repórter' está de volta. E no primeiro programa da nova temporada, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 24, a repórter Giuliana Morrone viaja até Zanzibar, um arquipélago de águas cristalinas no litoral da Tanzânia, na África. Em sua segunda reportagem para o ‘Globo Repórter’, Giuliana diz que ficou impressionada com a beleza do lugar. “Fiquei encantada com a exuberância da natureza, dos animais. Conheço muitos lugares do nosso planeta. Zanzibar me impressionou ainda pela convergência de culturas, costumes e religiões. Tudo e todos em harmonia”, destaca.  
 
A aventura começa pelas águas mornas do mar de Zanzibar, no Oceano Índico. A equipe do ‘Globo Repórter’ navegou num Dhow, um tipo de veleiro milenar que era usado pelos árabes para transporte de mercadorias e, até hoje, é popular na região, principalmente, como barco pesqueiro. As embarcações são construídas num vilarejo de pescadores na praia de Nungwi, considerado o estaleiro da ilha. A equipe também desbravou os labirintos de Stone Town, a cidade de pedra, parte mais antiga de Zanzibar, declarada como patrimônio da humanidade pela Unesco e berço de um dos maiores ídolo da música. Morrone visitou a casa onde Freddie Mercury nasceu e morou até os oito anos de idade, quando foi estudar na Índia. Hoje, a residência abriga um museu.   
 
Mas Zanzibar tem outros moradores famosos: as tartarugas gigantes. A equipe de reportagem foi até a Prision Island, onde seria construída uma prisão, mas acabou virando santuário para preservação da espécie ameaçada de extinção. As tartarugas gigantes foram um presente das Ilhas Seycheles para o governo de Zanzibar em 1919. Eram apenas quatro, mas em pouco tempo se multiplicaram. O programa também irá mostrar outras espécies raras como o macaco colubus vermelho, também ameaçado de extinção, além dos golfinhos nariz-de-garrafa, uma das maiores atrações da região.  
 
Zanzibar também é uma terra cheia de temperos e chegou a ser chamada de “Ilhas das Especiarias”. O arquipélago já foi o maior produtor de cravo- da-índia do mundo. Além de experimentar várias iguarias, Giuliana conheceu Luftia, uma cozinheira e professora de culinária que a ensinou a preparar uma comida típica. “Ela me levou para a casa dela e tive que aprender a cozinhar com utensílios bem diferentes, sem fogão, agachada junto a um fogareiro. Fomos para a feira e ali conheci um admirável mundo novo: quantos temperos! Comprei polvo seco, assim como o bacalhau salgado que a gente compra por aqui. Aprendi a fazer leite de coco de uma forma bem artesanal. Mas o prato que mais gostei foi um curry de vegetais que une sabores da Índia e da África”, conta. 
 
O programa também irá mostrar um projeto que abriu caminho e ajuda no empoderamento de milhares de mulheres. Numa sociedade onde tradicionalmente só os homens trabalhavam, elas começaram a ganhar dinheiro com algas marinhas, vendidas para a indústria de cosméticos, e com conchas de madripérola usadas para fazer bijuterias.  
 
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 24, vai ao ar logo depois de ‘Travessia’. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato