TV Brasil repercute apuração do Grupo Especial das escolas de samba do Rio

Divulgação

Nesta Quarta-feira de Cinzas (22), a TV Brasil transmite, ao vivo, a partir das 18h, um programa temático na faixa Carnavais do Brasil, apresentado por Bruno Barros e Luciana Valle no estúdio da emissora pública. A atração repercute a apuração das notas do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, anunciadas à tarde na Praça da Apoteose.

Logo após a divulgação da campeã, a dupla Bruno Barros e Luciana Valle comanda um bate-papo com especialistas para analisar os resultados. A produção reúne bambas da folia para um debate sobre a avaliação dos jurados que acompanharam as escolas do Rio na Marquês de Sapucaí.

Os convidados do programa da TV Brasil comentam o título da agremiação vencedora, falam sobre os principais destaques da Avenida, ressaltam as surpresas, abordam as decepções do desfile na Passarela do Samba e como refletem sobre a escola de samba rebaixada para a Série Ouro,

As notas das agremiações da folia carioca são concedidas nos seguintes quesitos: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A leitura da pontuação atribuída às escolas de samba do Grupo Especial deve começar às 16h.

Cada um dos nove quesitos receberá notas de diferentes jurados. A avaliação pode variar de 9 a 10 e são admitidas pontuações fracionadas. O avaliador deve justificar os décimos descontados em cada nota conferida e apontar onde e quando observou a falha.

O regulamento de 2023 prevê apenas quatro notas por quesito, sendo a menor descartada. No ano anterior eram cinco e a mais alta também era descartada. A classificação final é definida pela soma total das pontuações válidas. A agremiação que obtiver a pior colocação desce para a Série Ouro.

Ao todo, 12 escolas concorrem ao título do Grupo Especial. A Marquês de Sapucaí recebeu Império Serrano, Acadêmicos do Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Salgueiro e Estação Primeira de Mangueira na primeira noite de festa no domingo (19).

As agremiações que percorreram a Passarela do Samba no segundo dia dos desfiles, na segunda (20), foram Paraíso do Tuiuti, Portela, Unidos de Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor de Nilópolis e Unidos do Viradouro.

Atrações diárias na telinha do canal público

Nos próximos dias, a TV Brasil acompanha mais atrações da folia. Os destaques do próximo fim de semana na faixa Carnavais do Brasil são o desfile das escolas de samba da Série Prata do Rio de Janeiro, na sexta (24) e no sábado (25), e o Desfile das Campeãs de São Paulo, também no sábado (25). As duas transmissões começam às 21h30. Bia Aparecida e Tiago Alves comandam o espetáculo na tela.

A programação especial ao vivo é ancorada por duplas de apresentadores da própria emissora no estúdio do canal no Rio de Janeiro. As transmissões tem a participação de convidados e mostra conteúdos temáticos em diversos horários para todos os gostos, além de entradas ao vivo do jornalismo. Para participar da cobertura, basta utilizar a hashtag #CarnavaisdoBrasil nas redes sociais.

A emissora pública já mostrou a alegria dos foliões nos blocos de rua em várias cidades do país, a festa momesca nos trios e palcos nordestinos. A festa da cultura popular ganhou repercussão com flashes e informações da festa momesca nos quatro cantos do território nacional.

A diversão dos cortejos em capitais da folia como Olinda, Recife e Salvador teve visibilidade na telinha, assim como os bloquinhos que arrastam multidões nas metrópoles carioca, paulista e no Distrito Federal. No Nordeste, os astros se apresentam nos tradicionais circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e nos shows do Pelourinho, na Bahia, e mobilizam a população no Marco Zero e na Praça do Arsenal, em Pernambuco.

A faixa Carnavais do Brasil é conduzida em esquema de rodízio pelos apresentadores Anna Karina de Carvalho, Bia Aparecida, Bruno Barros, Clarice Basso, Eliane Benício, Luciana Valle, Marília Arrigoni, Morillo Carvalho, Munike Moret, Priscila Rangel, Tâmara Freire, Thiago Pimenta e Tiago Alves.

Durante cerca de dez dias, a programação destaca o que de mais importante acontece no carnaval pelo país. A iniciativa reúne profissionais da própria TV Brasil, canal gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e de afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

A programação Carnavais do Brasil exibe, ao vivo e em rede nacional, a festa de cores, ritmos e diversidade com muito axé, samba, frevo e maracatu. A faixa mostra toda a riqueza cultural de Salvador nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, além de shows do Pelourinho, em parceria com a TVE da Bahia, e as apresentações musicais do Marco Zero e da Praça do Arsenal, no Recife, junto com a TV Pernambuco.

Na semana anterior, no sábado pré-carnaval (11), a TV Brasil apresentou o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Vitória, capital capixaba, em parceria com a TVE do Espírito Santo. Ao todo, sete agremiações percorreram a passarela do Carnaval conhecida como Sambão do Povo. A iniciativa ganhou janela nacional pela primeira vez e celebrou os 40 anos que o canal público do estado transmite os desfiles.

A visibilidade da folia popular também ganha as ondas da Rádio Nacional que forma a EBC junto com a própria TV Brasil e outros veículos públicos como a Rádio MEC e a Agência Brasil. A tradicional emissora tem programação própria e também entra em rede com a TV Brasil. Já a agência de notícias prepara cobertura jornalística sobre a alegria momesca e registra as imagens dos festejos da cultura tradicional.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato